EQST

Porque O Osso Sangra?

Porque o osso sangra?

O sangramento pode ocorrer devido a fraturas nos ossos, porque contêm no seu interior medula óssea, que é onde é produzido o sangue. A fratura de um osso grande, como o fémur, pode levar à perda de quase meio litro de sangue.

Qual a relação entre o sangue e os ossos?

A relação existente entre o sistema ósseo e o sangue, é que ao nível dos ossos longos, há a produção de células sanguíneas pelo processo de hemocitopoiese.

O que é produzido no interior dos ossos longos?

A medula óssea é um tecido gelatinosos encontrado no interior dos ossos, sendo essa estrutura responsável pela produção dos componentes figurados do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas. A medula óssea pode ser classificada em medula óssea vermelha e em medula óssea amarela.

Como é dada a configuração interna dos ossos?

Configuração Interna dos Ossos: Todos os ossos tem uma fina lâmina superficial de osso compacto em torno de uma massa central de osso esponjoso, exceto onde o último é substituído por uma cavidade medular. O osso compacto do corpo, ou diáfise, que envolve a cavidade medular é a substância cortical.

Quais estruturas são responsáveis pelo crescimento ósseo em comprimento e espessura?

A epífise é a parte de um osso longo que se desenvolve por um centro de ossificação diferente do corpo do osso, e que dele é separado por uma camada de cartilagem. Durante o desenvolvimento, é a cartilagem epifisária a responsável pelo crescimento longitudinal e diametral (lateral) do osso.

Como e quando ocorre o desenvolvimento e crescimento dos ossos?

A formação óssea em um embrião em desenvolvimento começa no mesênquima e ocorre através de um de dois processos: ossificação endocondral ou ossificação intramembranosa. A ossificação intramembranosa é caracterizada pela formação de tecido ósseo diretamente a partir do mesênquima.

Como ocorre o crescimento da mandíbula?

O côndilo mandibular e a base craniana, a qual tem influência no crescimento facial, formam-se por ossificação endocondral. Conforme o osso cresce por deposição óssea em uma determinada direção, ele se desloca no sentido contrário, afastando-se do osso vizinho.