J44 - Outras doenças pulmonares obstrutivas crônicas
Os β2-agonistas são os broncodilatadores mais usados no tratamento da asma. Os anticolinérgicos têm início de ação mais lento e menos efeito sobre a função pulmonar, quando comparados aos beta 2 agonistas, sendo mais usados no tratamento de portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Os broncodilatadores mais usados na prática clínica são os b2-agonistas, que podem ser classificados em de curta ação, como o salbutamol, a terbutalina e o fenoterol, cujo efeito broncodilatador dura aproximadamente quatro a seis horas, ou de longa ação, como o salmeterol e o formoterol, com efeito de até 12 horas.
O tratamento para enfisema pulmonar é feito com o uso de medicamentos diários para expandir as vias aéreas, como broncodilatadores e corticóides inalatórios, indicados pelo pneumologista, sendo também muito importante a adoção de hábitos de vida saudáveis, principalmente evitando o fumo, além da realização de ...
Como é o tratamento
Para fortalecer os pulmões e manter o organismo sempre em equilíbrio, uma das principais dicas é apostar no consumo de vegetais verde-escuros, como rúcula, agrião, espinafre e brócolis. A couve, por exemplo, é rica em fibras, vitaminas e antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema de defesa do corpo.