Resposta. Pois você ira fazer força contra a base dos pulmões, para expulsar o ar que ainda resta e forçar a eliminação do bloqueio.
Vítimas obesas ou grávidas - Posicionar uma de suas pernas entre as pernas da vítima; - Posicionar as mãos acima do apêndice xifóide; - Realizar as compressões abdominais; - Verificar se o objeto foi expulso.
Manobra de Heimlich Ao abraçar a pessoa engasgada pelo abdômen, posicione uma das mãos sobre o epigástrico e com a outra mão pressione a primeira mão, ao mesmo tempo que realiza um movimento de gancho, como se fosse levantar a pessoa. Continue o movimento até que a pessoa desobstrua as vias.
Atrás da vítima coloque uma das mãos sobre a região da “boca do estômago” e com a outra mão, comprima a primeira mão, ao mesmo tempo em que empurra a região dentro e para cima, parecendo que está levantando a pessoa; Continue o movimento até que a pessoa elimine o objeto que está causando a obstrução.
O que fazer em caso de engasgo
Quando o alimento entra em contato com a laringe, ocorre a reação da tosse para garantir que as estruturas respiratórias sejam desobstruídas. Assim sendo, o engasgo acontece porque o alimento está atrapalhando a passagem do ar, e o ato de tossir é uma forma de contornar o problema.
Todo mundo já teve a sensação de o alimento “entrar pelo lugar errado”. Quando a comida/bebida entra na traqueia ao invés do esôfago, acontece a broncoaspiração.
A manobra de Heimlich é uma técnica de emergência para desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho, o famoso engasgo. Não se esqueça de, antes de mais nada, chamar a emergência (192) ou os bombeiros (193).
É um mecanismo de proteção do nosso corpo. É um reflexo da laringe para que o líquido não caia no pulmão. Os sistemas respiratório e digestivo compartilham o mesmo órgão, a faringe, que leva a comida ao esôfago e o ar à laringe (de onde ele segue aos pulmões).
Objetos soltos no espaço pós-nasal acidentalmente podem ser aspirados na tentativa de remoção e causar grave obstrução respiratória. Objetos de fácil visualização e de fácil preensão como espuma, papel, borracha podem ser removidos com pinças do tipo baioneta ou jacaré.
Quase todos os corpos estranhos podem ser removidos das vias aéreas com um broncoscópio. Se o objeto não causar problemas respiratórios de emergência e for removido imediatamente, a maioria das pessoas se recupera bem. A inalação de objetos grandes pode ser fatal.
Em uma sala bem iluminada ou com o auxílio de uma lâmpada direcional, abra a boca e empurre sua língua para baixo. Se seu amigo puder ver claramente a localização da casca e achar que pode alcançá-la, deixe-o desalojá-la delicadamente com um cotonete macio.
Corpos estranhos são corpos que penetram no organismo, através de qualquer orifício, ou após uma lesão de causa variável. Os corpos estranhos podem encontrar-se mais frequentemente nos olhos, nariz, ouvidos ou vias respiratórias. Os mais frequentes são: grãos de areia, insectos e limalhas. Dor ou picada local.
Quando algo estranho atingir o olho da vítima, é necessário deixá-la lacrimejar à vontade, para que o objeto possa sair sozinho. Depois, caso o objeto não saia, você deve segurar os cílios superiores e puxar a pálpebra superior por cima da pálpebra inferior. Use um cotonete ou um pano limpo para retirar o objeto.
Procure um oftalmologista Ter um corpo estranho no olho, como um grão de areia ou de poeira, é algo que acontece no dia a dia. Em meio a uma ventania, esses tipos de resquícios são facilmente espalhados e acabam “atingindo” alguém. Nesses casos, normalmente é possível resolver com alguns cuidados caseiros.