Quando usar a palavra Iro? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
“Irão” é o futuro do verbo “ir”, na terceira pessoa do plural. Como acontece com os verbos no futuro, é escrito com “ão”. Deve ser utilizado quando o objetivo é dar uma informação no plural e no futuro: eles irão.
Que irão ou que vão?
Apesar de “vão” ser mais comum, as duas construções estão corretas. “Vão” é a conjugação do verbo ir no presente do indicativo enquanto “irão” é conjugação do verbo ir no futuro do presente.
Qual a diferença entre Irão ou IRAM?
A forma correta é irão, porque todo verbo no futuro do presente, conjugado na 3ª pessoa do plural, termina com “ão”: “eles irão ao nosso encontro ou ficarão em casa, por mim, tanto faz”.
Verbo ir – Futuro do presente do indicativo: Eles irão viajar amanhã. Elas vão no próximo ônibus. Elas irão no próximo ônibus. Vocês vão daqui a cinco minutos.
Qual a diferença entre iam e iriam?
As duas palavras existem e estão corretas. São formas verbais do verbo ir: Ia está no pretérito imperfeito do indicativo. Iria está no futuro do pretérito do indicativo.
6 ocorrer, acontecer, suceder, dar-se, desenrolar-se, realizar-se, passar-se, decorrer, desenvolver-se, evoluir, transcorrer, verificar-se. Exemplo: Como pode tudo ir tão bem se nada estava preparado? Atingir um determinado ponto: 7 atingir, chegar, alcançar, tocar, aproximar-se, ter, acertar.
Vão estar ou vão está?
Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).
Qual a diferença entre cantaram e cantarão?
/Dúvidas /Cantaram ou cantarão? As duas formas – cantaram e cantarão – existem na Língua Portuguesa. ... Cantaram é uma forma verbal do verbo cantar, nomeadamente a terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo e a terceira pessoa do plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo.