45,5 + 0,91 * (Altura – 152,4 cm)....Fórmulas e cálculos em Ventilação Mecânica.
O volume corrente (VC) expressa o volume de ar que entra e sai dos pulmões a cada ciclo respiratório. A capacidade residual funcional (CRF) é o ar que permanece dentro dos pulmões após uma expiração normal.
O volume de reserva expiratória é o volume de ar que, por meio de uma expiração forçada, ainda pode ser exalado ao final da expiração do volume corrente normal; normalmente, vale cerca de 1.
Volumes Pulmonares Volume de reserva inspiratório (VRI): é o volume que pode ser inspirado além do volume corrente, sendo usado geralmente durante grandes esforços ou prática de exercícios físicos. Volume de reserva expiratório (VRE): é aquele volume que pode ser expirado após a expiração do volume corrente.
– Volume de Reserva Expiratório (VRE): é a quantidade de ar que pode sair dos pulmões após uma expiração corrente, e em uma expiração máxima o VRE pode chegar a 1100ml; – Volume Residual (VR): é a quantidade de ar que permanece no interior dos pulmões, mesmo após uma expiração forçada máxima.
Volume inspiratório de reserva (VIR). Volume máximo que pode ser inspirado voluntariamente ao final de uma inspiração espontânea, isto é, uma inspiração além do nível inspiratório corrente. Corresponde a cerca de 45 a 50% da CPT.
Volume pulmonar CRF é a quantidade de ar que permanece nos pulmões após a exalação normal. Capacidade pulmonar total (CPT) é o volume de gás que está contido nos pulmões no final da inspiração máxima.
Volume de ar que fica no pulmão após a expiração máxima.
Volume de reserva expiratório e volume residual.
A capacidade pulmonar foi avaliada por meio da espirometria e das pressões respirató- rias máximas e a capacidade funcional pelo Teste da Caminhada dos 6 minutos (TC6).