Rousseau afirmava que a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança seriam preservados através do contrato social. Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi um importante intelectual do século XVIII para se pensar na constituição de um Estado como organizador da sociedade civil assim como se conhece hoje.
Um pensamento rebelde na Era da Razão Voltaire (1694-1778), Denis Diderot (1713-1784) e seus pares exaltavam a razão e a cultura acumulada ao longo da história da humanidade, mas Rousseau defendia a primazia da emoção e afirmava que a civilização havia afastado o ser humano da felicidade.
Denis Diderot- Grande escritor contribuiu para a produção da primeira enciclopédia... Defendia os avanços cientifícos e tecnológicos da época, também defendia a eliminação da influencia teológica da igreja sobre a politica e sobre a educação da sociedade e criticou também o absolutismo.
Do ponto de vista da arte, área de formação privilegiada de Diderot, o filósofo acreditava que o "belo" residia na simetria e na ordem das formas, donde a beleza também é determinada pela nossa interrelação com objetos desses entre si.
Principais Ideias Diderot criticava o absolutismo e defendia a ideia de que a política era responsável por eliminar as diferenças existentes nas sociedades. Ter escravos não é nada, mas o que se torna intolerável é ter escravos chamando-lhes cidadãos.
Principais Ideias Foi um crítico do absolutismo e do catolicismo, defensor da democracia, sendo sua obra mais destacada “O Espirito das Leis”, publicada em publicação em 1748, um tratado de teoria política, no qual aponta para a divisão dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário).
Locke defendia a liberdade intelectual e a tolerância. Foi precursor de muitas ideias liberais, que só floresceram durante o iluminismo francês no século XVII. Locke criticou a teoria de direito divino dos reis, formulada pelo filósofo Thomas Hobbes.
Resposta. Resposta: Defendia a liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia, o Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão e o predomínio da burguesia e seus ideais.
As ideias iluministas caracterizavam-se por alguns princípios fundamentais, a saber: o racionalismo, o naturalismo, o liberalismo, a igualdade perante a lei e o anticlericalismo.
O Iluminismo era baseado em três pilares, que são: razão, liberdade e o avanço da sociedade em relação ao pensamento racional e à ciência. As características que você verá a seguir mostram que essas três ideias centrais nortearam o movimento.
O pensamento iluminista pode ser definido como uma nova forma de pensar, em que se diferenciava bastante com os da igreja, é o incentivo a racionalização do ser humano, a liberdade de pensar. Os principais fundamentos eram: o racionalismo, o naturalismo, o liberalismo, a igualdade perante a lei e o anticlericalismo.
Principais fundamentos do iluminismo foram: liberdade, igualdade e fraternidade, propagação de conhecimento e da razão, estímulo a investigação e experimentação, explicação através da lógica. ... Eram a favor da liberdade política, econômica e religiosa.