Para atender às principais necessidades do dia a dia, como alimentação (por meio das práticas agrícolas), vestimentas, habitação (ou moradia) e deslocamento (nas ruas, avenidas e rodovias).
O espaço geográfico é o espaço construído através da transformação do mesmo pelo homem (relação sociedade-espaço), tendo como finalidade a intencionalidade humana. Pode-se encontrar no espaço geográfico formas "naturais" (rios, planaltos, planícies e etc...) e artificiais (casas, avenidas, pontes...).
Resposta. O espaço geográfico é o espaço construído através da transformação do mesmo pelo homem, tendo como finalidade a intencionalidade humana.
O Espaço Geográfico é o resultado do processo de transformação do espaço natural. Ele é composto pelas cidades (meio urbano) e as fazendas e propriedades do campo (meio rural). A Geografia é justamente a ciência que estuda o espaço geográfico.
Espaço Geográfico é o espaço habitado, transformado e utilizado pelo ser humano. ... Além do próprio ser humano, compõem o espaço geográfico todas as suas obras e os meios naturais que interferem em suas atividades, como as cidades, as plantações e o meio rural, as indústrias, os objetos, os rios, os climas etc.
Existem diversas formas de se representar o espaço geográfico, seja por meio de desenhos artísticos, técnicos, fotografias, maquetes, mapas, entre outros. A ciência responsável pela representação gráfica do espaço geográfico, tendo como produto final o mapa, é a Cartografia.
O pensamento espacial é uma atividade cognitiva desenvolvida no cotidiano e pode ser sistematizado pelas mais diversas disciplinas escolares, principalmente pela Geografia. Os conceitos, as representações e habilidades espaciais são componentes dessa forma de pensamento.
Inicialmente podemos falar dos mapas. ... “Os elementos de um mapa são definidos como informações cartográficas. Elas podem ser de natureza estritamente cartográfica, como a rede de paralelos e meridianos, pontos cotados, como também, principalmente, as representações das informações geográficas, inclusive as legendas.
As representações espaciais estavam presentes na vida do homem, antes mesmo da escrita e da fala. Por meio de símbolos e desenhos, o homem representou as suas primeiras apreensões da realidade, e usou-a para delimitar e ocupar efetivamente o seu território.
As projeções cartográficas são classificas em três tipos diferentes: cilíndrica, cônica e plana, polar ou azimutal.
Os mapas são representações geográficas de uma porção terrestre ou da Terra completa, sobre uma superfície plana ou esférica. ... No entanto, o estudo de mapas é centrado em 3 projeções básicas e mais conhecidas, de acordo com sua construção, são: Projeção azimutal ou zenital. Projeção cônica.
O Globo terrestre é a forma mais perfeita de representar a Terra. Porém a dificuldade de manuseio dificultou sua utilização no dia a dia como objeto de estudos. Os Mapas apresentam imperfeição nas suas projeções, porém são o mais utilizado devido ao seu fácil manuseio.
Em Geografia, utilizam-se diferentes formas de representação da superfície terrestre, tais como: o globo, os mapas, os planisférios, o planetário, as linhas imaginárias, sinais, símbolos, etc.
Basicamente existem dois tipos de escalas ou duas formas de representação da escala: escala gráfica e escala numérica. Escala gráfica: é representada por uma linha estabelecida no sentido horizontal que contém divisões precisas entre seus pontos. Na mesma se expõe as distâncias que existem na superfície real.