Torneamento é o processo de usinagem usado para fabricar peças cilíndricas, no qual a ferramenta desenvolve um deslocamento linear, enquanto a peça exerce um movimento rotacional. Normalmente executado por um Torno, o torneamento usina o diâmetro da peça até certa dimensão especificada dando-lhe um suave acabamento.
Torno mecânico é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução. ... Esta máquina-ferramenta permite a usinagem de variados componentes mecânicos: possibilita a transformação do material em estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções.
O Contra Ponta é um dos principais componentes de fixação e posicionamento de peças, empregado em praticamente todos os equipamentos que efetuam operações de usinagem.
Mangote: Aloja o contra ponto, mandril ou outras ferramentas para furar, escarear, alargar ou roscar. É fixado por meio de uma trava e movimentado por um eixo roscado acionado por um volante. Possui um anel graduado que permite controlar a profundidade do furo.
O cabeçote fixo abriga o eixo-árvore, o principal eixo do torno, no qual se fixa a peça a ser torneada, usando um dos sistemas de fixação descritos a seguir. O eixo-árvore contém, na maioria dos tornos, rolamentos de alta precisão e rigidez, o que deve garantir a circularidade das peças torneadas.
A ferramenta soldada consiste de uma haste de aço, em cuja ponta é soldada uma aresta de corte em metal duro. ... As ferramentas soldadas para canal têm suas dimensões estabelecidas na norma JIS (JIS B4105), sendo que não há distinção de formato entre os fabricantes de ferramentas.
O cabeçote móvel possui um sistema de alinhamento lateral através de parafusos e chavetas. Para o alinhamento do cabeçote móvel, proceda como segue: A) Remova os parafusos (1 e 2). B) Atue nos parafusos (3) para obter o alinhamento de acordo com a coincidência dos índices existentes no corpo e base do cabeçote móvel.
Peças cilíndricas e hexagonais podem ser centradas nas placas universais, porque as três castanhas movem-se em conjunto, automaticamente, centralizando a peça com alguns milésimos da polegada ou milímetro de tolerância (fig. 1.
Para o alinhamento deve-se seguir o seguinte procedimento: - Soltar os parafusos do cartucho (2); - Manter os parafusos fixos ao barramento (3), - Atuar sobre os parafusos no cabeçote (4). Após alinhamento manter todos os parafusos fixos ao cabeçote e barramento.
Turcite® B é o material para guias lineares da Trelle- borg Sealing Solutions com base em politetrafluore- tileno (PTFE) e cargas autolubrificantes.
As ferramentas de corte utilizadas em processo de usinagem industrial são utilizadas para cortar materiais metálicos e não metálicos.
Torneamento de um canal No torneamento lateral, a ferramenta e a pastilha devem defletir. Porém, a deflexão muito grande pode causar vibrações e quebra: A lâmina mais grossa diminui a deflexão. O balanço mais curto (OH) diminui a deflexão (δ)
Ferramentas fabricadas com esse material são empregadas em usinagem de madeiras, nylon e materiais com um teor de carbono inferior a sua composição.
Existem dois fatores de influência nas ferramentas de corte: a dureza dos materiais de que são feitas e o ângulo da geometria de corte da ferramenta. Materiais das ferramentas Normalmente os materiais das ferramentas de corte são aço carbono, aço rápido, metal duro e cerâmica.
Aplicações. As classes de cerâmica podem ser aplicadas em uma ampla variedade de aplicações e materiais, na maioria das vezes, as operações de torneamento em alta velocidade, mas também em operações de usinagem de canais e fresamento.
Parâmetros de corte são grandezas numéricas que representam valores de deslocamento da ferramenta ou da peça, adequados ao tipo de trabalho a ser executado, ao material a ser usinado e ao material da ferramenta.
As ferramentas intercambiáveis são itens profissionais, mais caras que outros tipos de ferramentas e com uma função que se pode ser trocada. Afinal, Intercambiável é aquilo que se pode trocar entre si.