O ROI corresponde a uma figura geométrica colocada sobre a imagem, normalmente um círculo, e mede a densidade relativa do tecido segundo a escala de Hounsfield, a área correspondente em milímetros quadrados, e o seu desvio padrão.
A ressonância magnética é a propriedade física exibida por núcleos de determinados elementos que, quando submetidos a um campo magnético forte e excitados por ondas de rádio em determinada freqüência (Freqüência de Larmor), emitem rádio sinal, o qual pode ser captado por uma antena e transformado em imagem.
Tomografia computadorizada: Parâmetros de controle
O que é matriz na tomografia? Matriz é um conjunto de pixels rearranjados. Ela é importante para a qualidade das imagens geradas a partir da tomografia, pois impacta na sua resolução. Quanto maior a matriz, melhor a resolução espacial da imagem digital.
Coronal – É um plano utilizado nos cortes tomográficos para estudos complementares de algumas regiões, dividindo o corpo em anterior e posterior. Podemos ter reformatações de imagens axiais em coronais. Delay – É o tempo de espera para iniciar aquisição de imagens após o início de injeção do meio de contraste venoso.
O espectro de raios-x é modificado, quando o feixe de radiação atravessa um material, pela atenuação dos fótons primários. Os filtros podem ser grosseiramente classificados como atenuadores, passa-alta e passa-banda. Atenuadores são filtros que atenuam fótons igualmente em um intervalo de energia.
Consiste no exame radiográfico diagnóstico que produz num filme imagens nítidas de estruturas situadas em um plano pré-determinado e oblitera as imagens de outras estruturas acima e abaixo ou seja, é uma radiografia da coluna vertebral, de seções ou planos do corpo obtida sem o uso de recursos digitais.
ALGORITMOS Conjunto de instruções para gerar um resultado a partir de uma entrada específica. Em tomografia computadorizada quase todas as instruções são operações matemáticas. A transformada de Fourier é uma ferramenta analítica muito utilizada em matemática, astronomia, química, física e medicina (imagens).
Os protocolos descrevem como realizar o exame, informações sobre posicionamento do paciente, quantidade de contraste utilizado, parâmetros de exposição, espessura de corte, campo de visão e pitch, características da janela de densidades, etc.
Em ambos os protocolos os valores de dose são inferiores aos níveis de referência de diagnóstico (13,25 mSv para o abdome e 9,69 mSv para a pelve). Tal como previsto, quanto menor o produto corrente. tempo (mAs), menor a dose(7).
Uma média de cinco exames significa, por exemplo, duas radiografias nos dentes, uma no tórax, uma tomografia no rosto e a mamografia. É suficiente para procedimentos de rotina.
Apesar dos seus benefícios, o uso de contraste para exames contém riscos, principalmente de causar efeitos colaterais como reações alérgicas, queda da pressão arterial ou intoxicação dos rins e coração, por exemplo, por isto, só devem ser utilizados em casos específicos, com adequada indicação médica.
Existem contraindicações para o procedimento? Todas as pessoas podem realizar o exame, inclusive quem tem marcapasso. A contraindicação é para as gestantes, que devem, preferencialmente, fazer outros exames no lugar da tomografia computadorizada, pois é o procedimento com maior exposição à radiação.
Todas as Tomografias computadorizas, incluindo a do tórax, são realizadas por médicos radiologistas; para isso, você deve estar com uma solicitação médica. Você deve passar por uma consulta com um médico que avaliará a necessidade de exames complementares, incluindo a tomografia.
O preço da tomografia computadorizada varia entre R$ 200 e R$ 700,00, no entanto esse exame é disponibilizado pelo SUS, não havendo custo.