12 alimentos que você deve comer todos os dias
Faça uma alimentação variada consumindo alimentos diferentes para obter todos os nutrientes. Fracione suas refeições (5 a 6 vezes por dia) e sempre respeite os horários e as quantidades prescritas. Beba 1 a 2 litros de água por dia, mas não exceda o consumo de 200 ml durante as refeições principais.
Confira: 1) Fazer de alimentos in natura (frutas e Hortaliças) ou minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas) a base da alimentação. 2) Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.
café
Confira 4 dicas de como melhorar a nutrição para idosos!
Veja a seguir 7 passos para aumentar seus resultados:
Dieta saudável: como preparar um cardápio para emagrecer
Qual a importância da alimentação para idosos?
Pessoas com mais de 60 anos sofrem uma diminuição do número e da sensibilidade de receptores corporais que controlam a sede. Sem perceber, eles sentem menos vontade de beber água - mas o corpo continua necessitando de uma boa quantidade de líquidos par que todo o organismo funcione bem.
Alguns idosos acumulam facilmente secreções bronco-pulmonares. A oferta adequada de líquidos ajuda a expectoração mais rápida, prevenindo infecções. O coração necessita de volume de sangue para trabalhar adequadamente. A manutenção da quantidade de água adequada pode evitar problemas cardíacos.
“Quando a desidratação é leve a moderada, pode ocasionar dor de cabeça, tontura, fadiga, fraqueza, sonolência, boca seca, diminuição da diurese, batimentos cardíacos acelerados, câimbras e falta de elasticidade da pele.
Qualquer forma de desidratação é séria e pode levar à morte se não tratada corretamente. Sendo assim, é fundamental estar atento aos sintomas. Inicialmente, a desidratação provoca dores de cabeça, cansaço, olho fundo, boca e axilas secas, diminuição das funções cognitivas e urina concentrada e em pouca quantidade.
Resposta. pois a água e a um liquido muito importante para o corpo compondo 75% do corpo humano, uma pessoa com desidratação corre risco de vida porque ela tem muita pouca água em seu corpo.
Quando não é tratada rapidamente, a desidratação pode provocar colapso cardiovascular e a morte. As principais causas da desidratação são diarréia aguda, vômitos repetidos, aumento da freqüência respiratória, como ocorre em crises de bronquite.
Diarreia não tratada pode levar até à morte Segundo o médico, essa má absorção de nutrientes tende a provocar problemas de saúde, tais como anemia carencial (deficiência de ferro, ácido fólico, vitamina B12), doenças ósseas (deficiência de cálcio) e alterações na pele (deficiência de vitamina B3).
Diarréia pode tornar-se perigosa caso a pessoa desidrate. Causas de diarréia incluem vírus, bactérias e infecções parasitárias; intolerância alimentar, reações a remédios, doenças intestinais e desordens intestinas funcionais. O tratamento envolve a reposição de líquido e eletrólitos.