Para utilizar esta técnica deve-se colocar 2 a 3 gotas de óleo, azeite ou óleo johnson no interior do ouvido e depois colocar a cabeça inclinada para o lado do ouvido afetado, esperando alguns segundos. Por fim, se o inseto não sair sozinho, deve-se tentar abanar novamente a cabeça ou movimentar a orelha.
A orelha interna é formada por escavações no osso temporal, cobertas por membranas e preenchida por líquido. Pode ser dividida em labirinto anterior e labirinto posterior. O primeiro é formado pela cóclea, responsável pela audição; o segundo, pelos vestíbulos e canais semicirculares, ligados ao equilíbrio.
Os sinais e sintomas que podem indicar que a membrana do tímpano encontra-se perfurada são:
O som transmite-se ao ouvido interno pelas vibrações dos ossículos do ouvido médio, os quais estão ligados à cóclea. Células microscópicas e sensíveis convertem essas vibrações num sinal eletroquímico que é transportado pelo nervo auditivo para o cérebro, onde o som é finalmente ouvido e reconhecido.
São um dos principais sintomas de qualquer infecção. Mal-estar: calafrios, suores, tontura, dores musculares e fadiga. Tímpano avermelhado: esse sintoma é mais visível para os médicos, que percebem que o tímpano fica vermelho, inchado e com fluidos. Coceira: a região fica com muita coceira.
Quanto tempo demora para curar No caso do uso de antibióticos o tratamento dura de 8 a 10 dias, mas quando é usado apenas analgésicos e anti-inflamatórios o tratamento dura de 5 a 7 dias, havendo melhora dos sintomas logo no segundo dia de tratamento.
Apesar de ser facilmente solucionada, a inflamação no ouvido deve ser avaliada e tratada por um médico especialista, principalmente quando a dor dura mais que dois dias, há sensação de tontura ou vertigem e a dor no ouvido é muito intensa, já que pode ser sinal de inflamação ou infecção no ouvido.
Uma infecção no ouvido é gerada por bactérias ou vírus que ficam dentro da orelha média da pessoa. Geralmente esse tipo de inflamação aparece como um sintoma de outra doença, como por exemplo, gripe ou alergias, mas outras causas podem aumentar o aparecimento dos sintomas.
Sintomas de Infecção de ouvido
5 opções comprovadas para desentupir os ouvidos
Entre os sintomas de otite externa, podemos destacar: dor de ouvido, perda da audição temporária, coceira intensa no ouvido e eliminação constante de secreção, como a cera de ouvido. Já a otite média também causa dor de ouvido intensa, além de febre, mal-estar, perda do apetite e secreção.
Otite externa difusa aguda costuma ser provocada por bactérias como Pseudomonas aeruginosa, Proteus vulgaris, Staphylococcus aureus ou Escherichia coli. A otite externa fúngica (otomicose), tipicamente causada por Aspergillus niger ou Candida albicans, é menos comum.
Principais causas da otite em cachorros Entre eles: infecções por bactérias, fungos, ácaros, presença de pólipos no conduto auditivo, alergias, entre outros. Além disso, por conta do formato da orelha e do conduto auditivo, acredita-se que algumas raças sejam mais propensas a desenvolver otite canina grave.
More videos on YouTube
O tratamento das otites varia e deve ser instituído por um médico veterinário após a devida avaliação de seu animal. O mais usual é que sejam prescritos produtos tópicos (que devem ser aplicados no local da inflamação/ infecção), mas alguns antibióticos orais também podem ser eficazes para este tipo de problema.
A otite em cães pode ser prevenida com a simples limpeza da orelha de seu pet, dando atenção especial àquele que tem suas orelhas caídas. É recomendável que seja feita a higienização pelo menos uma vez por semana e, além disso, manter a área das orelhas sempre bem aparadas para evitar que causem infecções.
O tratamento da otite na maioria das vezes é feito com aplicação de medicamentos e limpeza no ouvido, em alguns casos, principalmente na otite bacteriana, se torna necessário o uso de antibiótico.
A utilização de produtos tópicos polivalentes à base de anti-inflamatórios, antifúngicos e antibióticos associados à limpeza rotineira do pavilhão auricular, faz parte do protocolo de tratamento em quadros de otite crônica.
O aceponato de hidrocortisona apresenta uma potente atividade anti-inflamatória, que alivia tanto o prurido quanto a inflamação, levando a uma rápida melhora dos sinais clínicos observados na otite externa. A gentamicina é o antibiótico mais indicado para o tratamento das otites bacterianas.
Juliana Sanz, médica-veterinária da rede Seres: “Diversos medicamentos humanos podem ser usados nos cães, pois o princípio ativo será o mesmo de um fármaco de uso veterinário”.
Sugestão de tratamento A utilização de produtos tópicos polivalentes à base de anti-inflamatórios, antifúngicos e antibióticos associados à limpeza rotineira do pavilhão auricular, fazem parte do protocolo de tratamento adequado em quadros de otite externa.