Decore diversos ambientes da casa, evitando áreas com correntes de ar, sol direto e ar condicionado. É perfeita para terrários fechados, em composição com outras plantas, adicionando interesse ao conjunto por sua textura e cor peculiares.
É só cutucar um pouquinho a terra com o dedo. Se sentir que ela ainda está úmida não precisa regar, mas se estiver seca pode colocar água – antes que ela comece a murchar. Caso aconteça de chegar em casa e encontrar sua Fitônia toda murchinha, não precisa entrar em pânico.
O solo precisa estar sempre úmido, nunca encharcado. Procure regar no período da manhã ou no fim da tarde, quando o sol está mais ameno, de duas a três vezes por semana, dosando de acordo com o clima.
A forma correta para cultivar fitônias Renove a folhagem da fitônia no final do verão cortando as ponteiras dos ramos para a retirada de mudas: se espetadas em substrato para mudas bem adubado, em poucos dias essas ponteiras enraízam e você terá um vaso mais cheio durante o outono.
Para fazer a propagação de confete aguardar após o florescimento, que ocorre no verão. Cortar os ramos em pedaços de 15 cm e colocar em substrato leve, como areia e terra de canteiro em partes iguais ou terra e casca de arroz carbonizada. Manter o substrato úmido e em cultivo protegido para o completo enraizamento.
É possível multiplicar fittonia por camadas de ar. Escape, sem se separar da planta mãe, derrube e fortaleça na mesma panela. É conveniente substituir outro pelo próximo, para que você não o modifique mais tarde. Remova as folhas da planta no local onde foi cavada.
A planta não pode pegar sol e deve ficar em temperatura ambiente, dentro de casa. A cada dois dias, a rega deve ser feita com 400ml. Se estiver calor, pode ser feita todos os dias. Caso a pendente não esteja crescendo, utilize o adubo NPK a cada três meses.
Como Plantar o Patchouli Para cultivo de produção intensa a altitude melhor é a de 500 m acima do nível do mar. As temperaturas ideais são de 24 a 28 0C, clima quente e úmido. Com umidade relativa do ar em torno de 75%. O solo melhor é o argiloso com alto teor de nutrientes e pH entre 5,5 e 6,0.
Rega: as regas podem ser regulares, mas de forma moderada, tomando cuidado para não encharcar o substrato. Isso pode apodrecer suas raízes. Iluminação: recomendamos cultivá-la em ambientes à meia-sombra ou luz difusa, uma vez que o sol direto pode queimar suas folhas. Também é sensível a geadas.
Pode ser devido a falta de luminosidade, necessita um mínimo de luz (meia sombra).
Para multiplicar é muito fácil! É só pegar pedaços das pontas dos ramos e enfiar num substrato simples, regar regularmente.
É bacana utilizar fertilizante foliar para cuidar delas, além de regar bastante em dias quentes. O bom da Fitônia é que ela é de porte pequeno e mesmo assim pode ser podada. Evite correntes de ar, sol e ar condicionado, esses elementos tiram a umidade delas e faz com que suas folhas fiquem queimadas.
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
É bacana utilizar fertilizante foliar para cuidar delas, além de regar bastante em dias quentes. O bom da Fitônia é que ela é de porte pequeno e mesmo assim pode ser podada. Evite correntes de ar, sol e ar condicionado, esses elementos tiram a umidade delas e faz com que suas folhas fiquem queimadas.