Placa de trânsito - R-2 - Dê a preferência. Informa ao condutor a obrigatoriedade de dar preferência de passagem ao veículo que circula na via em que vai entrar ou cruzar, devendo para tanto reduzir a velocidade ou parar seu veículo, se necessário.
As placas de indicação pretendem indicar e orientar o condutor sobre o local ou destino. As de fundo azul identificam o local e, as de fundo verde orientam o condutor do destino, utilizando setas e a indicação dos kms.
Ao todo são 51 placas desse tipo, sendo elas:
As placas de sinalização consistem numa parte importante do tráfego de veículos, pedestres e ciclistas, uma vez que os direcionam a seguir determinadas condutas. Têm, de modo geral, a função de comunicar aos integrantes do trânsito informações acerca da utilização do tráfego nas vias públicas.
As placas de trânsito servem para orientar as regras de tráfego, informar sobre as condições da via e alertar sobre proibições, restrições e obrigações no uso do local, dentre outras funções.
§ 1º O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via é responsável pela implantação da sinalização, respondendo pela sua falta, insuficiência ou incorreta colocação.
Continue a leitura para entender melhor!
Qual é a sigla (ou, em outras palavras, o órgão de trânsito) responsável por elaborar as placas de sinalização de trânsito? A sinalização de trânsito é feita pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), que, na prática, é o órgão máximo executivo de trânsito.
“PLACAS – elementos colocados na posição vertical, fixados ao lado ou suspensos sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, mediante símbolo ou legendas pré-reconhecidas e legalmente instituídas como sinais de trânsito.”
As placas de transito e empregada a linguagem não verbal porque transmitem mensagens de maneira muito mais rápida e eficiente, preservando a atenção do motorista. ... Isso é fundamental para garantir a segurança de todos no trânsito!
1) As placas de sinalização classificam-se em: Regulamentação – são de formato circular (exceto a de PARE e DÊ a PREFERÊNCIA) com fundo branco, letras e símbolos na cor preta e orla (borda) na cor vermelha, assim como uma tarja que corta a placa, na cor vermelha, indica proibição. ... Ex: placa de proibido estacionar.
87. Os sinais de trânsito em seis categorias: Podemos dizer que são elas: verticais, horizontais;dispositivos de sinalização auxiliar; dispositivos luminosos; sonoros; gestos do agente de trânsito e do condutor.”
O sinal vermelho significa que o motorista deve parar imediatamente, o amarelo representa que é preciso estar atento a breve mudança no sinal que se seguirá, e o verde significa que o trânsito está livre e o veículo pode seguir o seu caminho. ... Este sinal de trânsito costuma ter apenas duas cores: vermelho e verde.
- Vermelha: indica obrigatoriedade de parar; - Amarela: indica "Atenção", devendo o condutor parar o veículo, salvo se isto resultar em situação de perigo; - Verde: indica permissão de prosseguir na marcha, podendo o condutor efetuar as operações indicadas pelo sinal luminoso.