Como evitar a perda de memória
Mas existem algumas dicas importantes e essenciais para fazer revisão da maneira certa!...As revisões devem ser distribuídas assim:
Como revisar o conteúdo para concurso em 3 passos
O ideal é pelo menos uma três vezes em um intervalo de 24 horas, sete dias e 30 dias novamente. Caso perceba que não assimilou ainda o conteúdo, revise novamente. Agora que você já sabe tudo sobre revisão, vamos às resolução de questões de provas anteriores.
10 dicas infalíveis para revisar a matéria (e não deixar acumular!)
Revisões periódicas De tempos em tempos – e isso vai variar de acordo com a extensão da matéria –, é importante fazer uma pausa no estudo e revisar todo o conteúdo estudado até ali antes de continuar avançando. Pode ser a cada 2 meses, a cada 4 ou a cada 6, por exemplo.
É importante criar uma rotina de estudos fora da sala de aula. Se o conteúdo aprendido durante as aulas for revisado todos os dias, maiores as chances deles efetivamente serem compreendidos e memorizados. Lembre-se que revisar as matérias não significa só ler de novo o que foi passado e decorar para fazer provas.
O reforço escolar tem por objetivo a aprendizagem dos educandos em nível de desigualdade com o ritmo da turma, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências cultuais e sociais, para assim ajudá-lo a vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem.
Escrevendo Objetivos de Aprendizagem: Parte 1
A aplicação de provas escritas aos alunos pode ter vários objetivos: verificar os requisitos, consolidar a aprendizagem, acompanhar a aprendizagem, planejar a recuperação, avaliar o desempenho, o conhecimento que os alunos alcançaram ao final de uma etapa (uma semana, um tópico, um bimestre, o ano etc).
A avaliação diagnóstica costuma ser aplicada no início do ano letivo, pois permite a identificação do que os alunos já sabem, antes de começar as aulas, possibilitando que o professor realize o planejamento com base nessas informações.
Ao avaliar um aluno, é possível verificar o que os alunos conhecem sobre um determinado conteúdo, orientando o professor de forma que possa planejar as atividades de acordo com as dificuldades dos alunos. Tal procedimento favorece o avanço de cada um deles durante o ano letivo.
Em meu entendimento, há quatro tipos de avaliação nas escolas atuais: a avaliação diagnóstica, a formativa, a comparativa e a somativa.
Conheça 6 métodos de avaliação de desempenho