Gandhi constatou o poder do método de Satyagraha e profetizou que ele poderia transformar a civilização moderna. "É uma força que, se se tornasse universal, revolucionaria ideais sociais e anularia o despotismos e o militarismo".
O conceito de não-violência está ligado às estratégias de desobediência civil como forma de luta contra leis consideradas ofensivas e humilhantes. O princípio básico é o reforço da noção de cidadania através do direito dos cidadãos de rejeitar leis injustas sem que seja adotada a utilização de violência.
Enquanto liderava campanhas em nível nacional para mitigar a pobreza, expandir os direitos das mulheres, criar harmonia religiosa e étnica e eliminar as injustiças do sistema de castas, Gandhi aplicou de forma suprema os princípios da desobediência civil não violenta para libertar a Índia do domínio estrangeiro.
É enorme a importância de Gandhi para a Índia porque foi o líder de uma campanha e respectivo movimento no país buscando a libertação e soberania indiana, além de defender a conciliação entre hindus e muçulmanos.
30 de janeiro de 1948
Harilal Gandhi
Em 1930, para protestar contra o domínio colonial britânico na Índia, Gandhi fez história ao caminhar 400 km para apanhar um punhado de sal. As salinas da região de Dharasana, no estada de Gujarate: o sal é o símbolo da jornada de Gandhi.
A Marcha do Sal ou Satyagraha do sal foi um ato de protesto contra a proibição imposta pelos britânicos da extração de sal na Índia colonial. Mahatma Gandhi caminhou de Sabarmati Ashram a Dandi, para pegar um pouco de sal para si.
Compartilhar: Neste dia, em 1932, Mohandas Karamchand Gandhi iniciava uma greve de fome em protesto contra a decisão do governo britânico de separar o sistema eleitoral da Índia por castas. ... Gandhi acreditava que isso iria, injustamente, dividir de forma permanente as classes sociais da Índia.
Quando a escolha de Gandhi de protestar pelo sal foi anunciada, jornais da Índia Colonial trataram o assunto com um tom cômico e até mesmo o vice-rei, lorde Irwin, escreveu: “No momento, a perspectiva de uma campanha de sal não me mantém acordado à noite”.