Objetivos do Tratamento
A maioria dos pacientes diagnosticados com periodontite moderada a severa passa por este procedimento. O periodontista corta o tecido gengival para separá-lo do dente, faz uma limpeza geral, com o uso de um aparelho ultrassônico e manualmente, e remove o tártaro, a placa e a película abaixo das bolsas.
A raspagem consegue remover todo o tártaro "Tem como objetivo a remoção dos tártaros ou cálculos aderidos à superfície dentária, além da descontaminação da superfície radicular, removendo toxinas prejudiciais ao periodonto". Este tratamento é chamado de supragengival.
Mas em média demora de 01 dia para a raspagem. A recuperação da periodontite está ligada ao tipo de procedimento realizado. Sendo tratamento clínico demora até 48 horas e tratamento cirúrgico demora até 07 dias.
O valor custa em média R$600, sem contar a consulta inicial e os exames pré-operatórios. Esse valor vai depender de acordo com a cidade e a clínica escolhida. Se o veterinário disser que não precisa de exames pré-operatórios, FUJA. Nenhum veterinário pode saber como está a saúde de um cachorro só olhando pra ele.
Para escovar dentes de gato, é necessário uma pasta de dente específica para pets, geralmente a mesma que pode ser usada para cachorros. “O atrito necessário para uma boa higiene pode ser obtido com escovas de dentes humanas ou veterinárias”, explica Mourino.
Tártaro em cachorro e gato: Como evitar este problema?
Esta limpeza nos animais deve ser realizar sempre com anestesia geral com um anestesista, um auxiliar veterinário e um veterinário que realize a limpeza de boca profissional. Com este processo o tártaro será eliminado com um instrumento especial como o ultra-som, que quebra o tártaro sem lesionar o esmalte dental.
Periodicidade da Remoção do Tártaro em Animais Especialistas recomendam que a remoção do tártaro seja realizada, em média, uma vez ao ano. A medida visa evitar que o problema atinja o nível de doença periodontal. Se houver uma boa higienização em casa, esse intervalo pode até ser maior.
A limpeza de tártaro em cães deve ser realizada em um hospital veterinário, pois pode envolver anestesia, apesar do processo ser simples e pouco invasivo. A melhor maneira de prevenir o seu surgimento é através da escovação canina diária, independentemente da alimentação oferecida ao cão.
Riscos do tártaro para os cães No caso dos cachorros, a Dra. Bruna explica que o excesso de bactérias na boca pode levar à doença periodontal e à gengivite, causando dor e dificuldade de mastigação. Ainda mais grave é quando essas bactérias migram para outras partes do corpo.
Como saber se o meu pet está com tártaro? Um dos primeiros sintomas é o mau hálito, que indica que a placa bacteriana está se acumulando. Os dentes podem passar também para uma coloração amarela até amarronzada, causada pela proliferação de bactérias.
Sim, os cachorros nascem sem dentes, assim como os bebês e os primeiros dentes de leite começam a nascer por volta de 3 semanas de idade. Os dentes de leite começam a cair por volta dos 4 meses de idade e termina a muda entre os 5 e 7 meses de idade.