A frase anterior, de Nicolau Maquiavel, representa o soberano a partir de um aspecto * 20 pontos. liberal em relação ao poder. comprometido com as ações morais.
O pensador renascentista concluiu que ser temido é muito mais seguro do que ser amado. Isso porque, segundo ele, dos homens pode-se dizer que geralmente são ingratos, volúveis, dissimulados e ambiciosos. É claro que, enquanto se lhes faz o bem, tudo isso fica oculto sob a pele.
É uma frase bastante utilizada para se dirigir a política. Foi dita por Maquiavel, que ensina em seu livro " O Príncipe" a como manipular as pessoas. No entanto, o significado desta frase se dar pelo fato que Maquiavel pensa que o respeito está no medo, e por isso, ser temido seria melhor que ser amado.
“Nasce daí a questão debatida: se será melhor ser amado que temido ou vice-versa (...). Mas como é difícil reunir ao mesmo tempo as qualidades que dão aqueles resultados, é muito mais seguro ser temido que amado.
Porque dos homens se pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se. MAQUIAVEL, N.
A partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas, Maquiavel define o homem como um ser: A - munido de virtude, com disposição nata a praticar o bem a si e aos outros.
Resposta. Porque entre ser amada ou temido, a última opção lhe garantia a soberania sobre os homens pois os mesmos são corrompidos facilmente e a disciplina lhe seria mais favorável que a amabilidade.
O príncipe pode não ter todas as qualidades que se espera dele, porém deve dar a impressão de possuí-las para ser bem visto pelo seu povo, que sempre se deixa levar pelas aparências e pelos resultados. O príncipe não deve deixar de parecer fiel, piedoso, humano, religioso e íntegro perante seus súditos.
Texto 1: “[...] Quando um homem deseja professar a bondade, natural é que vá à ruína, entre tantos maus. Assim, é preciso que, para se conservar, um príncipe aprenda a ser mau, e que se sirva ou não disso de acordo com a necessidade”. (MAQUIAVEL, Nicolau.
adjetivo Que infunde medo ou temor; temível: guerreiro temido por todos. [Figurado] Valente, destemido.
Texto 1: “[...] Quando um homem deseja professar a bondade, natural é que vá à ruína, entre tantos maus. Assim, é preciso que, para se conservar, um príncipe aprenda a ser mau, e que se sirva ou não disso de acordo com a necessidade”. (MAQUIAVEL, Nicolau.
Um príncipe não deve, pois, temer a má fama de cruel, desde que por ela mantenha seus súditos unidos e leais, pois que, com mui poucos exemplos, ele será mais piedoso do que aqueles que, por excessiva piedade, deixam acontecer as desordens das quais resultam assassínios ou rapinagens: porque estes costumam prejudicar a ...
O ideal, segundo Maquiavel, é que o príncipe possa agir sempre sem artimanha e violência. “Cada príncipe deve preferir ser reputado piedoso e não cruel; a despeito disso, deve cuidar de empregar adequadamente essa piedade” (Príncipe, XVII).
Resposta. O conceito de virtú elaborado por Maquiavel era diferente do conceito de virtude cristã, mais baseado na bondade e em outras qualidades, pois envolvia uma capacidade de usar uma situação em favor próprio.
Resposta. Maquiavel é considerado o ''Pai'' da ciência política, ele tem uma obra que se chama O Príncipe, nesta obra ele relata de qual forma um príncipe deve agir para ter a lealdade do seu povo, mas ainda ser visto como uma figura de poder, ou seja ter SAGACIDADE, saber lidar com as questões, ter um jogo de cintura.