Eles são estruturas citoplasmáticas ligadas à membrana plasmática das células. Os cílios e os flagelos são estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática das células, tendo origem a partir do prolongamento dos centríolos, constituídos de proteínas motoras (dineínas) formando um conjunto de microtúbulos.
Os cílios e flagelos têm a mesma estrutura interna. Os cílios, no entanto, são mais curtos e mais numerosos por célula do que os flagelos. Essas estruturas ocorrem em seres multicelulares e também em muitos protistas, como é o caso dos ciliados e dos flagelados.
Os centríolos são estruturas celulares que auxiliam na divisão celular (mitose e meiose). Após o processo de duplicação, os centríolos migram em direção aos polos da célula. ... Além disso, eles auxiliam na formação dos cílios e dos flagelos.
As fímbrias comuns são curtas, finas e rígidas, e têm função de dar a aderência para a bactéria em sua locomoção e temos tambem as fímbrias sexuais que são maiores e servem de canais para a transferência unidirecional de DNA entre células bacterianas no processo de conjugação.
Diante do número e da distribuição dos flagelos, as bactérias podem ser classificadas como: atríquias (sem flagelos), monotríquias (um único flagelo), anfitríquias (um flagelo em cada extremidade), lofotríquias (um tufo de flagelos em uma, ou ambas as extremidades) e peritríquias (apresentando flagelos ao longo de todo ...
- Monotríquias: bactérias que apresentam apenas 1 flagelo; - Anfitríquias: bactérias que apresentam 1 flagelo em cada extremidade da célula; - Lofotríquias: bactérias que apresentam um tufo de flagelos em uma extremidade da célula; - Peritríquias: bactérias que apresentam flagelos ao redor da célula toda.