Logo, a definição de trauma psíquico implica, numa perspectiva freudiana, na idéia de um choque violento, de uma efração sobre o aparelho psíquico e também das consequências sobre o conjunto da organização psíquica.
Trauma é um termo utilizado para identificar uma lesão caracterizada por alteração estrutural ou fisiológica, resultante da ação de um agente externo que ocasionou a exposição a um tipo de energia (mecânica, térmica, elétrica). Essa energia pode ter origens biológicas, fisiológicas ou químicas.
Em diversas obras, como "A Interpretação dos Sonhos", "A Psicopatologia da Vida Cotidiana" e "Os Chistes e suas Relações com o Inconsciente", Freud não só desenvolve sua teoria sobre o inconsciente da mente humana, como articula o conteúdo do inconsciente ao ato da fala, especialmente aos atos falhos.
Na primeira tópica, Freud propôs que a mente é constituída por três sistemas: o consciente (Cs), o pré-consciente (Pcs) e o inconsciente (Ics), cada qual com seu tipo de processo e sua energia de investimento, sendo que cada sistema exerce funções diferentes. Esta é a Teoria Topográfica.
O aparelho psíquico, ou somente psique, é o nome dado ao método estrutural proposto por Freud. Primeiramente foi dividido em inconsciente, pré-consciente e consciente, o que posteriormente foi modificado e dividido em três elementos que unidos trabalham nas ações e reações, o Id, Ego e Superego.
O Id, o Ego e o Superego Id: Freud acreditava que a personalidade era composta de três elementos-chave. O primeiro destes a emergir é conhecido como o id. O id contém todos os desejos inconscientes, básicos e primitivos. Ego: O segundo aspecto da personalidade a emergir é conhecido como o ego.
A personalidade de uma pessoa é formada, nada mais nada menos, por suas características individuais, forma de agir, pensar, sentir, valores morais, traços emocionais, julgamentos, entre outros aspectos. Esse conjunto de elementos por sua vez, torna o indivíduo um ser único e complexo perante o contexto em que vive.
Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.
Do nascimento até completar 6 anos. Essa é a primeira infância. É a janela em que experiências, descobertas e afeto são levados para o resto da vida.
O conceito de caráter é definido pelo conjunto de traços morais e éticos de um indivíduo. ... Assim, quando afirmamos que alguém tem caráter, é porque essa pessoa apresenta traços de honestidade, sensatez e senso de justiça.
Quem Tem Medo de Wilhelm Reich? Esse é o nome do documentário que exibe a biografia do controvertido psiquiatra e psicanalista austro-americano da primeira metade do século XX. Comunista ferrenho, Reich era dono de uma personalidade diferenciada.
Mau ou mal?
“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito.
M.A. Essa sigla significa “Master of the Arts”, ou “mestre das artes”. É atribuída a quem conclui o mestrado nas áreas que chamamos de Humanas.
Estados brasileiros e siglas