O Capitalismo é um sistema econômico que está dividido em três fases: Capitalismo Comercial ou Mercantil (pré-capitalismo) – do século XV ao XVIII. Capitalismo Industrial ou Industrialismo – séculos XVIII e XIX. Capitalismo Financeiro ou Monopolista – a partir do século XX.
A ascensão do Capitalismo se deu no período histórico das Revoluções Industriais dos séculos XVIII e XIX, de modo que o sistema econômico da época é chamado de Capitalismo Industrial, que surgiu porque Feudalismo e Mercantilismo não haviam atendido a demanda por bens de consumo e empregabilidade que só crescia.
As principais características do Capitalismo Industrial são: Industrialização e desenvolvimento dos transportes. Nova forma de divisão social do trabalho. ... Transformação das manufaturas em produtos industrializados.
Em contraposição, o capitalismo industrial adentrou na produção de mercadorias, formatou a produção de modo que o lucro é o objetivo direto das coisas produzidas, e, para tal, separou a população de seus meios de produção e formou uma classe que, sem ter meios de vida, vê-se necessitada de vender sua capacidade de ...
Resposta: Explicação: O capitalismo financeiro fortalece a concentração de renda e acirra as desigualdades no mundo todo, uma vez que privilegia o valor de mercado das empresas (ações da bolsa de valores) em detrimento do investimento em capital produtivo, que gera empregos diretos.
Avanços tecnológicos (era das tecnologias da informação) e científicos; Revolução da comunicação e dos transportes; Cartel (acordo entre empresas), Truste (fusão de empresas dos mesmo ramo) e o Holding (empresa que controla as ações).
O Capitalismo Financeiro, que é o estágio do capitalismo no qual vivemos agora, onde o que mais importa é o valor de mercado das empresas e não necessariamente fatores como a produção industrial, se relaciona com o fluxo migratório na medida em que ele favorece a imigração de alguns países para outros.
Capitalismo industrial: um sistema econômico, social e político no qual os proprietários da produção e empresários permitem que a produção seja comercializada no mercado. Capitalismo financeiro: é ligado ao forte crescimento econômico que se registrava no período de expansão da Revolução industrial.
O Capitalismo Financeiro – também conhecido como Capitalismo Monopolista – é a fase do sistema capitalista caracterizada pelo crescimento da especulação financeira em torno de ações de empresas, juros, títulos de dívidas e outras formas de crédito que se transformaram em mercadorias, sendo comercializadas como tais.
O capitalismo financeiro se inicia no século XX, depois do final da Segunda Guerra Mundial. Essa nova fase tem seu início quando bancos e empresas se unem para obter maiores lucros. É nesse momento que surgem as empresas multinacionais e transnacionais, e se fortalecem as práticas monopolistas.
Resposta: A doutrina econômica do Capitalismo Financeiro é o Liberalismo econômico e o Keynesianismo(esse foi implantado nos EUA para reverter a crise de 1929 da bolsa de NY).
Resposta. Resposta: O sistema capitalista visa o equilibrio, não somente o consumo exagerado mas também o reinvestimento do capital, no caso, quando ocorre o consumo exagerado, ou a falta dele, ocorrem as crises economicas.