Resposta. As células totipotentes são encontradas nos embriões, especificamente nas primeiras fases de divisão. No caso, quando o embrião tem até 16 à 32 células, que é o correspondente a 3 ou 4 dias de vida.
O que são as células-tronco embrionárias? São as células chamadas de pluripotentes, pois têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta. São encontradas no interior do embrião, quando ele está no estágio conhecido como blastocisto (4 a 5 dias após a fecundação).
Essas células são chamadas de células-tronco e desempenham um importante papel no organismo e também representam uma esperança para a medicina. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Existem três tipos principais de células-tronco: as embrionárias, as adultas e as pluripotentes induzidas.
Por fim, temos as células-tronco multipotentes, que, diferentemente das demais, podem diferenciar-se em apenas alguns tipos celulares. Esse tipo de célula é encontrado mais facilmente no nosso corpo e é responsável pela renovação de certos órgãos. Como principal exemplo, podemos citar as células da medula óssea.
Células-tronco adultas: Essas células são também denominadas de células-tronco multipotentes, pois, diferentemente das células-tronco embrionárias e totipotentes, elas não são capazes de se diferenciar em todos os tipos celulares existentes.
Antes da pesquisa de Yamanaka, o único modo de se produzir células-tronco pluripotentes era a partir dos embriões. Com a descoberta dos quatro fatores, o cientista criou as células tronco pluripotentes induzidas (iPSCs, na sigla em inglês) , que podiam ser produzidas a partir de qualquer tecido do corpo.
DEFINIÇÃO: POTENCIALIDADE: É a capacidade que a célula tem de originar outros tipos celulares. EX: Blastômeros DIFERENCIAÇÃO: É o grau de especialização da célula. ... A diferença está na ativação e inibição de grupos específicos de genes que determinarão a função de cada célula.
Existem diferentes tipos de necrose: Necrose de coagulação: causada por isquemia, diminuição ou suspensão do aporte de sangue para determinada região. O tecido afetado tem aparência de um coágulo. Necrose de liquefação: o tecido danificado assume a aparência líquida.
A apoptose é um tipo de morte programada extremamente importante para organismos multicelulares, pois permite a eliminação de células infectadas ou com problemas. ... Além disso, a apoptose também ocorre quando o organismo é invadido por patógenos ou o DNA é lesionado.