Tenha o hábito de ler (ler jornais, ler antes de dormir, ler em momentos de lazer, ler para aprender, etc.) e estimule seus filhos a fazer o mesmo. Leia para os filhos desde pequenos. Mantenha livros, jornais, revistas e outros materiais de leitura disponíveis em casa.
Talvez por isso, muitos educadores tenham dedicado parte significativa do tempo didático às atividades de leitura em voz alta, empréstimo de livros na biblioteca, contações de histórias, rodas de leitura entre outras estratégias para garantir que todos os alunos tenham contato com a literatura e, consequentemente, ...
Esse tipo de atividade estimula o desenvolvimento de sua capacidade de interpretação e da formação de pensamento crítico e podem fazer você se sobressair dentro da comunidade acadêmica. Ao conseguir incorporar o hábito da leitura em sua vida, ler textos e livros acadêmicos não será mais tão difícil.
Selecione as competências envolvidas na aprendizagem da leitura: Compreensão da linguagem falada ou compreensão de texto. Conhecimento do significado das palavras. Capacidade de ler com precisão, sem esforço, com razoável velocidade e com expressão e fraseamento, excertos de texto apropriados à idade.
Desenvolvendo a capacidade leitora, você se torna capaz de ir além da simples leitura do texto, apreendendo outras linguagens além da escrita e que são imprescindíveis ao entendimento do discurso. Você precisa ir além, lendo gráficos, estatísticas, imagens e outras formas de expressão formais e coloquiais.
Habilidades de leitura a serem analisadas localizar informações explícitas em um texto; distinguir um fato da opinião relativa a esse fato; estabelecer relações lógica-discursivas presentes no texto; inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Habilidades e competências necessárias para desenvolver a escrita e a leitura
A arte de escrever, assim como qualquer outra habilidade, precisa ser exercitada periodicamente....Desenvolver a habilidade da escrita
As habilidades o conhecimento alfabético envolve são reconhecer os nomes das letras (na ordem ou não), associar as maiúsculas às minúsculas e identificar os sons das letras.
Princípio alfabético: princípio de representação dos fonemas da língua por letras ou grafemas. O alfabeto é um sistema de escrita em que os caracteres, individualmente ou em grupo, representam fonemas.
sistemas alfabéticos ou alfabetos, em que os grafemas representam consoantes ou vogais; sistemas mistos, que combinam elementos das categorias anteriores.
1- Escreve-se com letras, que não podem ser inventadas, que têm um repertório finito e que são diferentes de números e de outros símbolos. 2 - As letras têm formatos fixos e pequenas variações produzem mudanças na identidade das mesmas (p, q, b, d), embora uma letra assuma formatos variados (P, p, P, p).
E importante considerar que o Sistema de Escrita Alfabética - SEA, não pode ser considerado apenas um código utilizado que representa a fala, mas possui um processo que tem propriedades importantes e. necessárias para que o aprendiz possa reconstruir em sua mente, construindo a partir daí a escrita.
O Sistema de Escrita Alfabética (SEA) é um sistema notacional em que os símbolos funcionam para poder substituir os elementos da realidade que notam ou registram e que, para se tomar alfabetizado é, imprescindível, que o aluno se aproprie desse sistema. ... diferentes de números e de outros símbolos.
As habilidades de consciência fonológica são divididas em três tipos: consciência da sílaba, consciência das unidades intrassilábicas e a consciência do fonema.
As atividades que estimulam a consciência fonológica
As habilidades de consciência fonológica são divididas em três tipos: consciência sintática, consciência silábica e consciência fonêmica. O desenvolvimento dessas habilidades favorece o processo de alfabetização e permite o aprendizado da escrita.
As rimas são ótimas ferramentas para desenvolver a consciência fonológica na aprendizagem infantil. Ela ajudam a criança a identificar padrões na fala e nos sons das palavras. Contar histórias, ler poemas e cantar canções com rimas são ótimas atividades para desenvolver a consciência fonológica de forma divertida.