Resposta. Resposta: a pressão atmosférica será maior em Paranaguá (0m de altitude) do que em Curitiba (935m de altitude). Explicação: A pressão atmosférica é a pressão que toda a atmosfera terrestre exerce sobre tudo que existe na Terra e varia de acordo com a altitude em que os corpos se encontram.
Utilizando essas informações, podemos concluir que a pressão atmosférica é maior na praia (altitude menor) do que nas montanhas (altitude maior).
Ao nível do mar, a pressão atmosférica equivale a aproximadamente 1 bar (ou 1 atm). Quanto maior a altitude, menor será a pressão atmosférica sobre um corpo, já que a massa de ar existente acima deste corpo será menor.
A densidade da atmosfera não é constante, mas diminui com a altitude. A pressão atmosférica sobre uma dada superfície horizontal colocada a certa altura h acima da superfície da Terra depende da quantidade de ar na coluna que se estende desta superfície horizontal até o topo da atmodsfera.
Estudo revela que, há 125 mil anos, os oceanos estavam entre seis a nove metros acima do nível atual. Várias pesquisas já mostraram que o mar vai avançar sobre a terra nos próximos anos. ... A diferença é que o mar estava entre seis e nove metros acima do nível atual.
Tem mais depois da publicidade ;) É bem sabido que o ponto de ebulição da água ao nível do mar (pressão atmosférica igual a 1 atm ou 760 mmHg e altitude igual a zero) é igual a 100ºC. No entanto, se fervermos a água em Brasília, o valor da temperatura de ebulição será um pouco menor, aproximadamente igual a 98,3ºC.
100 °C
A temperatura do ar também apresenta uma proporção inversamente proporcional aos valores da pressão atmosférica. Assim, quanto maior é a temperatura, menor é a pressão; e quanto maior é a pressão, menor é a temperatura.