Aproximadamente 87% das pessoas com PC sobrevivem até os 30 anos21 e quase 85% dos que passam dos 20 anos sobrevivem até os 50 anos22. Diversos fatores influenciam a sobrevida, como o tipo de PC (por exemplo, a quadriplegia espástica tem o pior prognóstico), presença ou não de epilepsia e deficiência mental grave21.
Causas. Paralisia cerebral pode ser causada por lesão cerebral durante a vida intra-uterina ou no nascimento. Também podem ser adquirido após o nascimento. Neste caso, paralisia cerebral geralmente é causada por lesões cerebrais nos primeiros meses ou anos de vida.
O efeito da paralisia cerebral nas habilidades funcionais varia muito. Algumas pessoas são capazes de caminhar, enquanto outras não são. Algumas pessoas mostram função intelectual normal, ao passo que outras podem apresentar deficiência intelectual. Epilepsia, cegueira ou surdez são condições que podem estar presentes.
Paralisia cerebral atáxica: Caracterizada por tremor intencional e dificuldade em caminhar; Paralisia cerebral hipotônica: Caracterizada por articulações frouxas e músculos enfraquecidos; Paralisia cerebral discinética: Caracterizada por movimentos involuntários.
Paralisia Cerebral (PC), a deficiência mais comum na infância, é caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo.
O diagnóstico e a selecção da paralisia cerebral estão baseados na suspeita especialmente se houve um risco de ferimento ao cérebro do bebê antes, durante ou depois do nascimento. O diagnóstico é feito com a ajuda de um paediatrician ou de um especialista na neurologia pediatra.
As paralisias cerebrais podem ser classificadas de acordo com a característica clínica mais dominante; sendo elas: espástica; discinética ou extrapiramidal e atáxica. A paralisia cerebral espástica se caracteriza por aumento do tônus muscular e dificuldade de movimento, que varia com a velocidade de movimento.
CLASSIFICAÇÃO DA PARALISIA CEREBRAL
Uma vez que outras partes do cérebro também podem ser afetadas, muitas crianças com paralisia cerebral têm outras deficiências, como deficiência intelectual, problemas de comportamento, dificuldade em ver ou ouvir e transtornos convulsivos. Existem quatro tipos de paralisia cerebral: Espástica.
A prevalência estimada de pessoas com paralisia cerebral é em torno de 2,1 casos para 1000 nascidos vivos e mantém-se constante ao longo de décadas em diversos estudos1,2.
A paralisia cerebral do tipo diplegia espástica (PC-D) caracteriza-se por comprometimento bilateral, envolvendo os quatro membros, com predomínio dos membros inferiores( 15 ), embora seja necessário saber sobre o desempenho funcional que esse quadro exerce na atuação da criança( 16 - 18 ).
Paralisia cerebral espástica: É a variação mais comum da síndrome e atinge a região do córtex motor do cérebro, responsável pelos movimentos. Nesse caso, os músculos possuem a sua capacidade de força reduzida e o tônus elevado, o que provoca enrijecimento.
- Diplegia: comprometimento predominante de membros inferiores, com sinais menos evidentes nos membros superiores. -Monoplegia: comprometimento de um membro, muito raro na PC.
A MARCHA EM TESOURA, um tipo de marcha espástica muito comum em crianças com Paralisia Cerebral, acontece quando, ao tentar dar a passada uma perna cruza sobre a outra por conta da contratura (espasticidade) dos músculos adutores do quadril, provocando uma adução das coxas, de modo que os joelhos podem cruzar-se um na ...
Marcha Tabética: Ocorre perda das informações sensoriais dos MMII. O paciente mantém um olhar fixo no solo, elevando e abaixando os pés abrupta e pesadamente. Ocorre na neuropatia periférica sensorial. Indica perda proprioceptiva por lesão raquimedular, comum na tabes dorsalis.
Na marcha atáxica, o individuo apresenta seu padrão instável tem a base larga e cambaleante, suas passadas são incertas, ora muito amplas com abdução exagerada da coxa, ora pequenas e sem excesso de abdução; os pés geralmente são separados e com desvio lateral; o tronco desloca-se em blocos com oscilação lateral, com ...
Marcha talonante é quando o toque do calcanhar é feito com muita intensidade, produzindo um som típico. Essa marcha é insegura, e os passos são desordenados, o paciente caminha com as pernas afastadas uma da outra, levantando-as em excesso para em seguida projetá-las com energia no solo, tocando-o com o calcanhar.
É o tipo de marcha observado em pessoas com dificuldade na execução de movimentos devido à problemas neurológicos e lesões cerebrais. O caminhar apresenta a base alargada, com as pernas projetadas para frente e para os lados, com movimentos largos e imprecisos, com desequilíbrio e olhar voltado aos membros inferiores.
Segundo Porto (2005), a marcha escarvante ocorre quando o doente tem paralisia do movimento de flexão dorsal do pé, ao tentar caminhar toca com a ponta do pé no solo e tropeça. Para evitar isso, levanta acentuadamente o membro inferior.
" Marcha é um padrão cíclico de movimentos corporais que se repete indefinidamente a cada passo". - A marcha humana é um processo de locomoção. - No ato de caminhar ou correr há um padrão básico caracterizado pelo deslocamento rítmico das partes do corpo que mantém o indivíduo em constante progresso para diante.
Marcha ou deambulação é um tipo de locomoção de padrão bípede gerado pelo sistema sensório-motor. membros inferiores no solo até o próximo toque do mesmo pé mais adiante. O ciclo da marcha é dividido em 2 FASES: FASE DE APOIO e FASE DE BALANÇO (OSCILAÇÃO). com o solo e sustenta o peso.
Marcha Normal (BR) Marcha é uma seqüência repetitiva de movimentos dos membros inferiores que move o corpo para frente enquanto simultaneamente mantém a estabilidade no apoio.
Significado de Marcha substantivo feminino Ação ou efeito de marchar; modo de caminhar. Exercício atlético. Movimento combinado que uma tropa executa ao se deslocar de um ponto para outro.
Dica do dia: "Macha ou marcha?" Macha: É erro. Marcha: É a forma correta.
E o que Ele tem nos ensinado se resume basicamente a uma palavra: “MARCHE!” Marchar significa caminhar, prosseguir, avançar, progredir. Devemos marchar sob as suas instruções. Marchar dirigidos por Ele. Marchar resguardados por Ele.
Porque clamas a mim, Moisés? Que soprou e o inimigo caiu! Que soprou e o inimigo caiu! Que soprou e o inimigo caiu!