Quase-moeda são ativos que têm alta liquidez – embora não tão imediata – e que rendem juros, com os títulos públicos, as cadernetas de poupança, os depósitos a prazo e alguns títulos privados, como letras de câmbio e letras imobiliárias.
A desmonetização é a redução da base monetária, ou seja, redução da circulação da moeda em relação ao total de ativos financeiros existentes na economia. Nesse caso, em um cenário contrário, o aumento da circulação de dinheiro na economia é conhecido como monetização.
Quase moeda corresponde a um determinado tipo de ativos financeiros sem risco e que devido à enorme rapidez e facilidade com que são convertíveis em dinheiro se aproximam de ser efetivamente moeda: exemplos como títulos de tesouros, depósitos especiais renumerados,depósitos de poupança.
Moeda escritural é o uso dos depósitos bancários como meio de pagamento. É representada pelos depósitos à vista nas instituições financeiras monetárias (bancos), e que se encontrem à livre disposição dos seus depositantes.
Moeda escritural é o dinheiro emitido como conhecemos, papel moeda e os depósitos bancários por exemplo. O público em geral acha que a moeda escritural é emitida somente pelos bancos centrais, e é ai que está um grande erro.
Isto porque os bancos comerciais criam moeda secundária, através dos empréstimos. Este é o multiplicador bancário ou multiplicador da moeda escritural. Com este mecanismo, o Banco Central emite apenas uma parte do volume total em circulação. A outra parte, maior que a inicial, fica a cargo dos bancos comerciais.
Dessa forma, é considerado moeda fiduciária qualquer documento que seja aceito como método de pagamento e seu valor depende da confiança na instituição que o emitiu.
A moeda fiduciária só pode ser chamada dessa maneira se não possuir lastro, seja em metais, como ouro ou prata, ou outro tipo de objeto. Portanto, a moeda fiduciária não pode – necessariamente – possuir valor intrínseco. O valor está associado apenas ao seu uso pela sociedade e à confiança em quem emitiu essa moeda.
Moedas mais usadas no mundo
Em sentido restrito, os meios de pagamento correspondem ao total de moeda em poder do público e os depósitos à vista nos bancos comerciais. Esse marcador de valor é atribuído à moeda (dinheiro), que circula entre as trocas, criando assim os meios de pagamento. ...
As bandeiras são empresas responsáveis por regular o mercado de pagamentos. São elas que definem as normas de funcionamento do sistema de cartões e dos meios de pagamento.
Lembrando que as formas de pago é a maneira pela qual o pagamento de uma operação será feito, enquanto que o meio de pagamento é um bem ou instrumento que pode ser usado para adquirir bens, serviços e / ou cancelar todos os tipos de obrigações.
Logo, podemos dizer que um investimento com alta liquidez é aquele que pode ser convertido em dinheiro com rapidez, sem que haja uma perda significativa de valor.
Liquidez é a capacidade de conversão de um bem em dinheiro. Ou seja, é a rapidez com a qual você consegue se desfazer de algo que você possui para receber dinheiro em mãos. A seguir, temos algumas perguntas e respostas que podem te ajudar a entender como este é um conceito importante na hora de investir.
Verificado por especialistas Sendo assim, a resposta correta é a alternativa b. 2) Uma forma de pagamento que não possui uma boa liquidez, ou liquidez máxima é o tíquete-refeição.
A poupança, o tesouro direto, ativos de renda fixa, como CDBs, LCAs, LCIs, fundos de investimentos, fundos imobiliários, ações e etc… Todos possuem risco!Oct. 20, 2015
Resposta. Resposta: Em geral, quanto mais líquido o ativo, mais baixo o rendimento e, inversamente, quanto mais difícil convertê-lo em moeda corrente ou em outros, cujo grau de liquidez seja maior, maior será a taxa de juros, ou seja, o rendimento auferido.
De uma forma mais resumida, os índices de liquidez, medem o grau de solvência da empresa, isto é, sua capacidade de pagar o que deve. Através do índice de liquidez corrente, e do índice de liquidez seca é possível medir a capacidade de pagamento a curto prazo.
Calculo da liquidez corrente: