“A escovação deve acontecer pelo menos de 2 a 3 vezes ao dia, e deve ser realizada durante 2 minutos após a refeição principal, ao acordar e antes de dormir com escovas macias e pastas menos abrasivas”, orienta a profissional Camila Stofella Sodré.
Mas, será que essa prática é correta? É importante escovar os dentes após as refeições para remover os resíduos de alimentos e evitar o surgimento de mau hálito, cáries, entre outros problemas bucais. Entretanto, o ideal não é escovar os dentes imediatamente após se alimentar.
Formação de placa bacteriana é facilitada enquanto dormimos No entanto, a noite essa produção é naturalmente diminuída, podendo trazer consequências. “A saliva equilibra a acidez da nossa boca constantemente, com sua redução, esse equilíbrio fica prejudicado e as bactérias podem proliferar mais facilmente.”
A escovação noturna é muito importante, pois expulsa as bactérias da boca, impedindo que elas ataquem os dentes e tragam esses riscos para a sua saúde bucal.
Com certeza, pois ficará no mínimo 8 horas com a boca fechada e os alimentos em contato com as bactérias que produzem ácidos e atacam o esmalte dentário produzindo cáries. A escovação do período noturno é a mais importante. Você não escovando a noite aumenta muito a sua probabilidade de ter cárie.
A dentista Heloísa Crisóstomo separou 4 dicas preciosas para você deixar a preguiça de lado e praticar essa higiene.
Escovar os dentes com água quente é prejudicial MITO. O bochecho com água morna só não é recomendado se o paciente estiver em tratamento ou possuir alguma infecção que haja o risco de formação de abcesso ou pus.
Escovar os dentes no chuveiro não é recomendado Os dentistas não recomendam a escovação no chuveiro porque as pessoas acabam não escovando os dentes corretamente, já que também estão tomando banho e não se dedicam à higienização bucal. O lugar ideal para fazer a escovação é na pia, em frente ao espelho.
Em primeiro lugar, certifique-se de escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e de passar o fio dental pelo menos uma. Use uma escova dental com cerdas macias. Quando for escovar, posicione a escova dental a 45 graus da linha da gengiva e massageie as gengivas num movimento para trás e para frente.
Como o limão é ácido, o esmalte do dente pode ser desgastado, o que causa a erosão ácida. Mas não se preocupe em comer algo temperado com limão ou tomar uma limonada, apenas peça para seu dentista orientá-lo a como higienizar os dentes depois do consumo.
Essa fruta é extremamente ácida no momento em que a consumimos e nada alcalina enquanto na boca, ou seja, tão ácidas como o vinagre e capazes de corroer o esmalte dos nossos dentes quando ingeridos em excesso.
O suco de frutas ácidas é um grande responsável pelos casos de erosão dentária atribuída à alimentação. “Mesmo diluindo o suco de limão com água, o nível de ácido na boca aumenta. Se você toma em pequenos goles e faz isso duas ou três vezes por dia durante um período prolongado, eu me preocuparia”, diz Gerry Cool.
Chrom é uma espécie de esmalte. Por cerca de US$ 20 um frasco, você pode adotar sorriso com tons extravagantes. Silverstein vê os esmaltes multicoloridos tornando-se tão comuns quanto tatuagens. “Talvez você pinte o dente para combinar com seu esmalte ou com a cor do cabelo”, diz ele.
Tanto as pintinhas quanto o dente, é pintando com o lápis preto de olho. Vale lembrar que é preciso ter cuidado com os produtos usados na pele e quanto menor a criança, menos maquiagem ela deve utilizar.