● A divisão agora é por unidades temáticas, que consiste na reunião de um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma unidade. Na BNCC, essas unidades aparecem em praticamente todos os componentes curriculares ao longo de todo o Ensino Fundamental.
Agora que você sabe o que é e para que serve, vamos ajudar você a fazer um plano de aula de acordo com a BNCC....2º Passo: escolha o conteúdo da aula
Para a construção do Trabalho Docente Interdisciplinar, será realizada discussão coletiva dos educadores envolvidos no processo ensino-aprendizagem do estabelecimento de ensino, discussão essa que envolve o aprofundamento dos conteúdos disciplinares, práticas e metodologias já desenvolvidas, mas que poderão ser ...
O desenvolvimento de atividades interdisciplinares deve levar em conta três aspectos importantes:
A interdisciplinaridade, segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”.
Interdisciplinar é um adjetivo que qualifica o que é comum a duas ou mais disciplinas ou outros ramos do conhecimento. ... Um planejamento interdisciplinar, na área pedagógica, é quando duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento e levar dinâmica ao ensino.
Multidisciplinar significa reunir várias disciplinas em busca de um objetivo final. Multi, é uma palavra de origem latina (multus), que significa múltiplo, ou seja, aquilo que abrange muitos fatores. Ex: multicelular (que tem muitas células), multicolor (que tem muitas cores), multiforme (que tem muitas formas) etc.
Então lhe convidamos a conhecer o nosso Espaço Multidisciplinar. Esse é um espaço composto por diferentes mídias, tais como matérias de revistas, artigos científicos, filmes, vídeos etc. ... Leia, assista, reflita e compartilhe com seus colegas os conhecimentos construídos a partir da sua navegação nesse espaço.
A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas tornando o conhecimento mais significativo, mais amplo e mais útil ao aluno. A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas.
A interdisciplinaridade é uma forma de ensino, e ocorre quando se relacionam os conteúdos de diferentes disciplinas, para estudar um tema com o objetivo de capacitar o aluno, e aplicar os conhecimentos específicos de cada área na análise e verificação desse tema.
O trabalho interdisciplinar garante maior interação entre os alunos, destes com os professores, sem falar na experiência e no convívio grupal. Partindo deste princípio é importante, ainda, repensar essa metodologia como uma forma de promover a união escolar em torno do objetivo comum de formação de indivíduos sociais.
Por definição, o termo interdisciplinaridade é bastante autoexplicativo. Diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”.
Interdisciplinaridade é uma condição sine qua non para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação. ... A pesquisa interdisciplinar, pela sua própria natureza, resulta em novas abordagens teórico-metodológicas e contribui com a formulação de novos paradigmas.
Benefícios como auxiliar os alunos a desenvolverem mais o conhecimento, a habilidade de solução de problemas, a autoconfiança e o gosto pela aprendizagem são objetivos que os professores trazem para a sala de aula quando praticam e exploram a interdisciplinaridade, que promove a conquista dessas metas.
Partindo desses pressupostos e indo além, em relação à saúde, a interdisciplinaridade refere-se à solidariedade do conhecimento e à preocupação do profissional em contribuir com o seu conhecimento para resolver problemas, contribuindo para a cura dos enfermos, Page 5 50 realizando a promoção e prevenção da saúde.
Uma questão importante da interdisciplinaridade quando aplicada aos alunos da Educação Infantil, é que ela precisa estar vinculada à ludicidade. ... É por meio de jogos e brincadeiras que esse alunos ampliam capacidades como criatividade, sensibilidade, afetividade e, ainda, conhecem mais sobre o mundo do qual fazem parte.
Atividades interdisciplinares auxiliam no desenvolvimento das crianças. ... Trata-se das Atividades Relacionadas ao Conteúdo (ARC), que favorecem a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências – uma dinâmica que reconhece na criança múltiplas habilidades e, consequentemente, favorece o seu desenvolvimento.
A interdisciplinaridade é a tendência que a Pedagogia atual utiliza no âmbito escolar para desfragmentar o conhecimento. ... Essa concepção implica em relacionar conhecimentos de diferentes áreas, evidenciando um assunto específico, possibilitando a união dos professores em prol do desenvolvimento globalizado.
A interdisciplinaridade, nesse contexto, é fundamental para que os alunos possam construir saberes artísticos, se utilizando de diferentes materiais e produções, hibridizando o saber com as disciplinas do currículo escolar que possuem potencial para construção dos conhecimentos em arte.
A arte contribui como nenhuma outra disciplina porque é um caminho que traz liberdade de expressão, poder de análise e insere o indivíduo no coletivo, ao mesmo tempo em que fortalece sua individualidade.
A arte caminha na interdisciplinaridade; elas estão intimamente entrelaçadas, pois não existe Arte, sem a reflexão que ela nos permite fazer do mundo em que vivemos.
A análise das respostas desses professores e professoras revelou que as principais dificuldades são: falta de tempo para se reunir com os colegas, pesquisar e se dedicar a leituras; a falta de conhecimento em relação aos conteúdos de outras disciplinas; as dificuldades de relacionamento com a administração escolar e ...
Segundo Marinho (2004) é nas universidades que encontramos a maior dificuldade da implantação da prática interdisciplinar, isto devido, entre outros fatores, a sua organização estrutural e dogmatizada, ainda presente em muitos educadores.
Outra das dificuldades encontradas é ligada à dissociação entre a realidade social de educandos e educadores e a realidade escolar, ou seja, tanto a atuação quanto os conteúdos trabalhados em sala de aula na maior parte das vezes são distantes das vivências dos que fazem parte do ambiente escolar, desta maneira as ...
Os autores observaram que os maiores problemas do trabalho interdisciplinar na escola são: a falta de tempo para planejamento coletivo, as dificuldades em compatibilizar os horários dos docentes para esse planejamento e a diversidade de formação dos professores.
Dentre as principais dificuldades de colocar em prática a educação interdisciplinar, pode-se citar: modelo atual de ensino; dificuldade em integrar professores.
5 dicas práticas para trabalhar a interdisciplinaridade em sala de aula