Os resultados esperados são a forma concreta em que se espera alcançar os objetivos específicos. Portanto, deve existir uma correspondência estreita entre os mesmos, incluindo sua forma de expressão.
O objetivo geral é baseado na questão norteadora da pesquisa. É mais amplo, entretanto, deve ser formulado em uma única frase. Ele dá a direção que a pesquisa tomará em seu percurso. Para formular o objetivo geral o pesquisador deve perguntar: Para quê pretendo pesquisar?
O objetivo geral deve resumir e apresentar a ideia central de um trabalho, descrevendo também a sua finalidade. Os objetivos específicos darão uma maior delimitação ao tema, além de detalhar os processos necessários para a realização do trabalho. Resumir e apresentar a ideia central de um trabalho acadêmico.
Diferença entre o “tema” e o “objeto de pesquisa” O tema, geralmente, está relacionado à linha de pesquisa do orientador, ou aquela que o aluno pretende investir nos anos seguintes da carreira acadêmica ou profissional. O objeto de estudo é o recorte que se faz em cima do tema.
1. Objeto de estudo. É o foco do estudo, a questão dentro de um assunto ou grande área a ser analisada ou investigada. Minha pesquisa se encaixa na área de Linguística e meu objeto de estudo são elementos acústicos da fala.
Objeto de estudo é o foco, o eixo central de sua investigação: não é o assunto, mas o quê dentro de um assunto geralmente vasto lhe chama atenção. Sem definir objeto de estudo todo trabalho de pesquisa resulta em confusão e perda de tempo.
Saiba como definir seu objeto em um projeto de pesquisa
Conceito de pesquisa empírica A pesquisa empírica, também chamada de pesquisa de campo, pode ser entendida como aquela em que é necessária comprovação prática de algo, especialmente por meio de experimentos ou observação de determinado contexto para coleta de dados em campo.
Assim, é preciso que o texto (a pesquisa) seja bem elaborado, que haja explicações, razões, dados, suficientes para tal. E como não é possível conhecer profundamente todos os temas, você deve centralizar o foco de sua pesquisa em um único tema e que ele esteja o máximo possível delimitado.
A delimitação do tema de um trabalho científico também pode ser chamada de “recorte”. Trata-se da ênfase escolhida dentro de um assunto mais amplo. Delimitar significa estabelecer limites. Geralmente, os prazos para a execução do projeto e os recursos disponíveis são determinantes.
Fixar os limites; estremar; demarcar.
substantivo feminino Ação de delimitar, de marcar as fronteiras geográficas de; demarcação: delimitação territorial.
18 sinônimos de delimitar para 2 sentidos da palavra delimitar: Demarcar limites: 1 demarcar, determinar, marcar, balizar, abalizar, estremar, lindar, dividir, separar, divisar, traçar, delinear, definir.
b) delimitação do tema e formulação do problema: delimitar é indicar a abrangência do estudo, ou seja, é estabelecer os limites extensionais e conceituais do tema em questão. ... Delimitado o tema, o passo seguinte é a sua problematização. Gil (1995, p. 57-58) aponta cinco “regras” para a adequada formulação do problema.
Segundo Douglas Tybel, o método de delimitação do tema do TCC, que foi elaborado para o Monografis Orientador de TCC é composto por quatro passos:
Em outras palavras, o problema de pesquisa é uma questão específica que você quer investigar dentro do seu tema. Como o tema ainda é algo abrangente demais para ser tratado num trabalho acadêmico, a problematização surge como uma forma de delimitá-lo e dar maior foco para a pesquisa, por isso é tão importante.
Defina a “Questão de Pesquisa” Elabore uma lista com perguntas relacionadas ao tema do seu TCC. Considere todas as coisas que estão ligadas ao assunto e que realmente despertam a sua curiosidade. É com base nessa relação que você vai encontrar o problema chave do seu trabalho (ou problemas).
Problematização é como Foucault definiu sua pesquisa: é um jeito de olhar para objetos e situações comuns com um distanciamento necessário para que haja uma desnaturalização, uma desconstrução das noções de verdadeiro/falso, certo/errado, bonito/feio, etc.