Irregular verbs (verbos irregulares)
A forma afirmativa do Present Perfect Continuous é feita com o Presente Simples do verbo to have (have / has) + Presente Perfeito do verbo to be + o gerúndio do verbo principal: She has been working as a Mathematics teacher for 10 years. (Ela trabalha como professora de Matemática há 10 anos.)
O presente perfeito pode ser usado para indicar:
Veja alguns exemplos de frases no Simple Present:
Para formar frases afirmativas no Past Perfect, basta seguir a seguinte estrutura: Sujeito + verbo to have no Simple Past (had) + verbo principal no Past Participle + complemento.
A) Para se referir a situações que aconteceram repetidas vezes no passado. B) Para se referir a um fato passado que não tem impacto imediato com o futuro. C) Para se referir a um passado recente.
O past perfect é usado para expressar uma ação que ocorreu no passado antes de uma outra ação ter ocorrido. Esse tempo verbal é marcado pela forma: Sujeito + had + verbo principal no particípio passado + complemento The movie had already started when I got home yesterday.
Has é usado com a 3ª pessoa do singular (he, she eit) e have com as restantes pessoas (I, you, we e they). O verbo to have pode ser utilizado como verbo principal ou como verbo auxiliar. Como auxiliar, ele é usado nos seguintes tempos verbais: Present Perfect.
I've = I have, no entanto, não no sentido do verbo ter, possuir, mas sim como tempo verbal. Algo como "Eu tenho feito" => I've done....Presente perfeito simples
Usamos had to para dizer coisas como “Eu tive que fazer isso” ou “Ela teve que fazer aquilo”, ou seja, uma “necessidade no passado”, algo que “teve que ser feito”.
Para isso, podemos usar “since” e “for”.
Através do uso do "present perfect", podemos definir um período de tempo anterior ao momento presente, considerando sua duração, caso no qual utilizamos for + período de tempo, ou considerando seu ponto de partida, em que empregamos since + momento concreto.
As preposições (prepositions) são palavras importantes na construção de uma frase, porque elas se ligam a outros elementos, precedendo-os (substantivos, pronomes ou gerúndios), para indicar as noções de lugar, direção/movimento, tempo, entre outras funções.
O already é usado para demonstrar surpresa pela ação já ter ocorrido; o yet aparece apenas para buscarmos informação sobre o fato.
Já o “yet” dá uma ideia de “até agora” e usamos para falar de algo que se espera que aconteça. Normalmente é usado em frases negativas e interrogativas e posicionado no final da frase. Por exemplo: We are two hours late and the plane isn't here yet.
"Have just" diz que algo acabou de acontecer - que aconteceu há bem pouco tempo. "Have already" diz que já aconteceu, mas pode não ser tão recente quanto "just".
O yet significa já em frases interrogarivas no present perfect, todavia quando utilizado em frases negativas ele passa a significar ainda. Outra regra presente no yet é o fato de ele sempre ser colocado no final das frases.