Um sistema disperso é uma mistura entre duas ou mais substâncias, simples ou compostas, na qual existe uma fase descontínua. Dispersões são sistemas nos quais uma substância é dispersa dentro de outra substância. ... A fase dispersa refere-se à distribuída na outra fase, denominada dispersante.
Constituição dos coloides Disperso: como o próprio nome diz, é aquilo que esta disperso no meio (partículas). O disperso pode ser visto como o equivalente ao soluto das soluções. Dispersante: é o que está em maior quantidade e envolve o disperso. O dispersante equivale ao solvente das soluções.
Não existe coloide no qual a substância dispersa e a substância dispersante são gasosas, pois os coloides apresentam partículas nas dimensões de 1 a 100 nanômetros, sendo maiores que a estrutura molecular dos gases.
O estudo das cargas elétricas das partículas coloidais é de fundamental importância para o entendimento de diversos fenômenos físico-químicos que ocorrem nos solos, já que a maioria das reações eletroquímicas que influenciam sua fertilidade e a nutrição de plantas e que podem interferir em fenômenos relacionados ao seu ...