EQST

O Que Significa Diversidade De Cultura?

O que significa diversidade de cultura?

A diversidade cultural, como a própria expressão sugere, refere-se aos diferentes costumes e tradições de um povo, podendo ser representado através da língua, das crenças, dos comportamentos, dos valores, por meio da culinária, da política, da arte, da música, dentre tantos outros elementos.

Quais as diversidades culturais?

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

Qual a diferença entre cultura e diversidade cultural?

A diversidade cultural representa o conjunto das distintas culturas que existem no planeta. A cultura compreende o conjunto de costumes e tradições de um povo os quais são transmitidos de geração em geração. ... A "Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural" foi aprovada em 2001 por 185 Estados-Membros.

Qual é a consequência de não saber lidar com as diferenças?

A resistência em lidar com o diferente está dentro de nós. Temos dificuldade de lidar com mudanças muitas vezes pequenas, como a alteração de comportamentos ou hábitos que mesmo não sendo bons para nós, são ainda mantidos, como se o diferente gerasse insegurança e desorientação ou até mesmo estivesse errado.

Por que às vezes é tão difícil aceitar o diferente?

Porque são diferentes, tem vozes distintas, pontos de vista variados sobre a vida e seus acontecimentos. Dizem, pensam, sentem e fazem coisas de maneiras diferentes, únicas. Por isso é que é muito difícil esperarmos que todos tenhamos as mesmas impressões e opiniões sobre um mesmo fato.

Por que é difícil lidar com o diferente?

Parece simples dizer que aceitamos e sabemos lidar bem com as diferenças do outro. Afinal, é premissa básica para se relacionar. Em nossas relações, semelhanças e interesses em comum tendem a despertar simpatia e empatia mútua, incentivando a proximidade gradual.

É importante saber conviver com as diferenças?

Aprender a viver em um ambiente de diversidade é um dos principais desafios do mundo contemporâneo - e, portanto, da Educação. ... A diversidade é uma construção social. Isso significa que as distinções não existem em si mesmas. Elas são sempre produto da cultura.

O que é conviver com as diferenças?

Conviver com as diferenças deve ser compreendido como um privilégio, na mediada em que se tem a oportunidade de aprender e de superar com os estudantes os limites impostos pela deficiência. Respeitar as diferenças é o primeiro passo na construção de uma sociedade mais justa e cidadã.