Relé diferencial São relés que operam quando a diferença da corrente de entrada em relação à corrente de saída ultrapassa um valor preestabelecido ou ajustado.
A principal metodologia adotada para proteção dos transformadores de potência corresponde à proteção diferencial, que através do relé diferencial percentual, dispositivo de proteção que compara as correntes de entrada e saída do equipamento ou sistema, é capaz de identificar falhas internas e isolar o transformador do ...
Proteção de Sobrecorrente (ASA 51): em transformadores de média e pequena potência, nos quais a importância econômica é menor, a proteção contra curto-circuito ou de retaguarda para faltas externas é feita através de relés de sobrecorrente primários ou secundários no lugar de relés diferenciais.
Existem três tipos básicos de transformadores de corrente: enrolamento, toroidal e barra. Transformador de Corrente Enrolamento – O enrolamento primário do transformador é fisicamente conectado em série com o condutor que transporta a corrente medida que flui no circuito.
- Saturação: Estado que atinge um TC quando sai da região de resposta linear, seja por elevada corrente primária, elevado “burden” secundário, elevada componente DC ou por fluxo remanescente.
Desta forma, a NBR 6856/92 designa um TC para serviço de proteção, colocando em ordem a classe de exatidão, a classe quanto à reatância e a tensão secundária para 20 vezes a corrente nominal. Como exemplo, um transformador de corrente C100, de alta reatância, para uma classe de exatidão de 10% é designado por 10A400.
Assim, o valor da corrente primária do TC deve ser maior do que:
A relação de transformação é dada pela razão entre a tensão do secundário e a tensão do primário.
Secundário: os terminais devem ser ligados em curto-circuito (impedância nula), caso contrário, terá um circuito aberto que irá saturar o TC e danificá-lo.
Os TC´S são dimensionados para uma corrente secundária nominal padronizada de 5 A, sendo a corrente nominal primária determinada de acordo com a corrente do circuito em que o TC será ligado. ... Quando o primário de um TC é percorrido pela corrente nominal, no secundário têm-se 5 A.
Os transformadores explodem quando uma linha de energia elétrica que viaja para um transformador repentinamente transmite muita eletricidade, para que os circuitos dentro do transformador possam processá-lo. A maneira mais comum de isso acontecer é durante um relâmpago.
Os transformadores de medição – de potencial (TP) e de corrente (TC), ou combinados – são utilizados nas instalações elétricas de Alta e Média Tensão (AT e MT)[1] para fornecerem uma imagem dos valores das tensões e correntes nas ligações de aparelhos de medição e proteção, cuja construção não lhes permite suportar os ...
Transformador é um dispositivo utilizado para abaixar ou aumentar a tensão elétrica por meio da indução eletromagnética. Transformadores são dispositivos usados para abaixar ou aumentar a tensão e a corrente elétricas.
rTP = Relação de Tranformação de Potencial(Tensão) = Primário TP/Secundário TP.
Para TPs indutivos, o custo de construção, design e complexidade para instrumentos de alta tensão são muito elevados, com níveis de isolamento para tensões acima de 138kV, tornando esse tipo de transformador inviável economicamente para medições em sistemas com tensões superiores à 230kV (ANNABATULLA et al., 2014).
Um transformador consiste essencialmente de dois enrolamentos independentes sobre um núcleo de ferro. O enrolamento primário recebe a energia e o secundário transfere a mesma à carga. O enrolamento primário é simplesmente uma indutância pura. ...
Transformador de Potencial (TP) é um equipamento usado principalmente para sistemas de medição de tensão elétrica, sendo capaz de reduzir a tensão do circuito para níveis compatíveis com a máxima suportável pelos instrumentos de medição.
O funcionamento dos transformadores é baseado em um fenômeno físico conhecido como indução eletromagnética, descoberto por Michael Faraday e descrito por meio da lei de Faraday-Neumann-Lenz. A passagem da corrente elétrica através do enrolamento principal de um transformador dá origem a um campo magnético oscilante.
Um transformador funciona do seguinte modo: ao aplicar uma tensão alternada no enrolamento primário surgirá uma corrente, também alternada, que percorrerá todo o enrolamento.
Posso utilizar um transformador no ar-condicionado? Se o seu aparelho for de 220v e a sua rede de 110v, ele não sofrerá sobrecarga, já que a voltagem da rede é apenas a metade do que esse equipamento precisa para funcionar. Entretanto, isso não é recomendável, já que dessa forma ele não vai funcionar corretamente.