A amoreira é um árvore decídua, cujo fruto, a amora, é apreciado no mundo todo. Seu porte é médio, alcançando de 4 a 12 metros de altura.
Além das poucas calorias, a amora é rica em vitaminas que aceleram o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. As vitaminas do complexo B e vitamina K são, assim, os melhores aliados de uma dieta saudável.
A amora-silvestre possui propriedades diurética, antidiarreica, antioxidante, reguladora intestinal, cicatrizante, anti-inflamatória e antimicrobiana. Além disso, é rica em minerais e ferro, substâncias essenciais para a boa circulação sanguínea.
Não se recomenda comer mais do que, no máximo, uma xícara de amora por dia. Isso porque em excesso ela pode acabar acelerando os movimentos intestinais e provocar diarreia. Caso vá ingerir o chá de amora ou a farinha de amora também, o consumo da fruta deve ser diminuído.
Malefícios: há contraindicações? Apesar de a bebida ser natural, é preciso dar atenção à quantidade consumida. Em excesso, o chá de amora pode causar efeitos colaterais, causando náuseas e vômitos. Também não é recomendado que mulheres no período gestacional façam uso do chá sem acompanhamento ou orientação médica.
Possíveis efeitos colaterais Os efeito colaterais das cápsulas de amora são gases, dor abdominal e diarréia.
Contraindicações do chá de amora De acordo com Liliane Opperman, não há contraindicações conhecidas em relação ao chá de amora. “Contudo, seu consumo em gestantes e lactantes deve ser avaliado anteriormente por um profissional nutricionista”, destaca.
Contraindicações. Não existe nenhuma contraindicação formal do chá de amora, contudo, recomenda-se que gestantes procurem orientação médica antes de fazer uso da bebida e que se forem a ingerir, o façam com moderação.
Por conter cálcio, pode colaborar também no combate à osteoporose. O chá das folhas de amora ajuda, ainda, a melhorar sintomas relacionados à hipertensão arterial e diabetes.
É aconselhável preparar e consumir o chá no mesmo dia. O litro preparado do chá de amora pode ser consumido gelado ou quente, 3 vezes ao dia, entre as principais refeições. Você pode começar a tomar o chá de amora pela manhã, mas não é preciso tomá-lo, necessariamente, em jejum.
De acordo com Tresmondi é recomendado tomar uma xícara de chá toda manhã por 21 dias e depois fazer um intervalo de 7 dias. “Você coloca uma folha de amora para uma caneca de água, mistura, abafa e desliga o fogo.
Como preparar o chá de amora
As folhas da amoreira também ajudam na regulação hormonal durante o climatério e menopausa. Ferver a água e depois acrescentar as folhas de amoreira bem lavadas e picadas. Deixa repousar por 10 a 15 minutos, coar e tomar durante o dia.
Cientistas da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, EUA, descobriram que tomar três copos de suco de amora por dia pode aumentar significativamente a taxa de colesterol bom no sangue, ampliando assim os níveis de antioxidantes e reduzindo o risco de doenças do coração.
O chá de amora, normalmente feito a partir da folha de amora, é uma bebida natural rica em vitaminas e minerais. O chá é muito utilizado para tratar desconfortos e doenças como sintomas de resfriado, diabetes, problemas nos vasos sanguíneos, entre outras.
O uso do chá de amora não gera interferência no tratamento da tireoide, mas cada caso é um caso, portanto, não deixe de checar com o médico que te acompanha, abs!!
Coloque duas colheres de chá de folha de amora em infusão em 250 ml de água (equivale a um copo americano de água). Deixe por dez minutos e pronto: pode consumir. As folhas podem ser naturais ou secas.
Em uma camada fina, coloque as folhas sobre uma assadeira. Deixe-as longe do sol, para fermentar por cerca de 3 dias. Quando as folhas desenvolverem um cheiro de rosa, espalhe-as em uma única camada e deixe que sequem por mais três ou quatro dias.
Informação Adicional
Coloque a Sílica no fundo, acomode as flores para secar e cubra com mais sílica até as flores ficarem completamente cobertas. Deixe as flores durante 48 horas inseridas na sílica gel. Após esse prazo, retire as mesmas com uma pinça. Utilize um pincel seco para limpar as flores.
Utilize areia de construção bem seca, pode deixar ao sol para secar ou levar ao forno convencional. Deixe esfriar, no entanto, antes de utilizar. Use uma caixa de papelão, cubra o fundo com areia, acomode folhas e flores e vá pulverizando a areia dentro, ao redor e em cima das plantas. Deixe em local ventilado.