O músculo esquelético forma a maior parte da musculatura do corpo, chamada na “boca popular” de “carne”. O esqueleto é totalmente recoberto por este tecido, que está preso aos ossos e é responsável pela movimentação do corpo.
Os músculossão constituídos de duas partes: o ventre muscular e os tendões. O ventre muscular é a parte carnosa da musculatura e, é responsável pela contração muscular, que, como já vimos, é o que produz os movimentos e movem os pesos que carregamos.
Fáscias são tecidos de revestimento e envolvem estruturas do nosso corpo, como músculos e vísceras, dando a elas sustentação, posicionamento durante os movimentos, e também pontos de fixações para essas estruturas.
A fáscia superficial encontra-se imediatamente abaixo da pele, enquanto a profunda envolve músculos, nervos e vísceras (YEGIN, YAKUP et al. 2016). A fáscia tem como função proteger, separar estruturas, molda nosso corpo, realiza lubrificação que nutre e permite o deslizamento dos músculos.
Em anatomia, chama-se compartimento fascial, fáscia ou loja anatômica, o conjunto de tecidos fibrosos (invólucros fasciais) que penetram e envolvem músculos, ossos, nervos, vasos sanguíneos, vísceras e órgãos do corpo, provendo suporte, proteção e forma ao organismo.