É a forma que a linguagem é utilizada. Deste modo, utilizar a linguagem do sistema, é o mesmo que utilizar dos métodos apresentados pela organização social que nos abriga, como expressões, códigos e formas da língua utilizadas entre os diferentes grupos.
Os recursos coesivos são um conjunto amplo de mecanismos linguísticos usados para o estabelecimento de relações de sentido entre as partes de um texto verbal, tanto na modalidade oral quanto na escrita.
Koch (2001) apresenta dois mecanismos básicos de coesão textual sendo: Alternativas: a) Referencial e sequencial.
Os recursos coesivos usados para a marcação da passagem do tempo consistem nas preposições, nas conjunções, nas locuções conjuntivas, nos adjuntos adverbiais, assim como, nas expressões desenvolvidas pelo enunciador para a marcação de alguma relação lógico-semântica entre diversos componentes do texto.
⇒ Coesão por substituição: são empregadas palavras e expressões que retomam termos já enunciados através da anáfora. Observe o exemplo: Os alunos foram advertidos pelo mau comportamento. Caso isso volte a acontecer, eles serão suspensos.
substituição lexical Definição: Fen meno que se verifica quando uma palavra deixa de ser usada, sendo substitu da por outra ou outras com id ntico valor sem ntico.
É a retomada de um termo por meio de sinônimos. De acordo com a expansão lexical a argumentação pode ser contra, ou favorável de acordo com o sinônimo que foi usado na substituição.
Significado de Lexical adjetivo Que faz referência ao léxico, ao vocabulário. Relacionado com a palavra: aspecto lexical. [Linguística] Que caracteriza a demarcação do ambiente biossocial, interação entre aspectos biológicos e sociais, realizado por uma certa língua. Etimologia (origem da palavra lexical).
Resposta. Fenômeno que se verifica quando uma palavra deixa de ser usada, sendo substitui da por outra ou outras com idêntico valor sêntico.
Textualidade é a característica fundamental dos textos, orais ou escritos, que faz com que eles sejam percebidos como textos. ... A coerência e a coesão são importantes fatores de textualidade. A coerência tem a ver com o conteúdo do texto, sua organização e sua articulação.