O desemprego no Brasil é um dos indicadores oficiais da economia medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Este índice mede a parte da população que está economicamente ativa, mas que se encontra desocupada, por todo o território nacional e analisado periodicamente.
Por exemplo: se a taxa de emprego de um país for de 84%, significa que 84 em cada 100 pessoas economicamente activas têm emprego. As restantes 16 pessoas, por sua vez, estão desocupadas ou paradas; a taxa de desemprego do país seria portanto de 16%. Estas estatísticas nunca são precisas.
13,5%
Desemprego chega a 14,3% e atinge 14,1 milhões de pessoas. A taxa de desemprego no Brasil foi de 14,3% no trimestre de agosto a outubro deste ano e atingiu 14,1 milhões de pessoas. ... Já em comparação com o mesmo trimestre de 2019, são 2,7 pontos percentuais a mais (11,6%).
A população ocupada no Brasil encolheu 1,1% em 3 meses, para 82,5 milhões de pessoas, atingindo o patamar mais baixo da série histórica, segundo o IBGE. Em 12 meses, o país perdeu 11,3 milhões de postos de trabalho, considerando todas as formas de atuação no mercado de trabalho.
A crise causada pelo novo coronavírus levou a mais um recorde do desemprego. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 13,8 milhões de pessoas estão sem trabalho no país. ... “Esse aumento da taxa está relacionado ao crescimento do número de pessoas que estavam procurando trabalho.
14,6%