As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. ... Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do aluno.
Segundo LIBÂNEO (1990), a pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. ... De acordo com essa escola tradicional, o aluno é educado para atingir sua plena realização através de seu próprio esforço.
A tendência liberal da pedagogia se caracteriza pela preparação de pessoas para viver em sociedade, de acordo com cada aptidão individual de cada pessoa. Ou seja, a escola não assume apenas um papel de transmissora de conhecimento, como também é responsável por formar cidadães para sociedades.
O caráter político está muito inserido nessa escola. A escola progressista libertária defende a ideia de que o professor apenas orienta os alunos, sem impor ideias. ... Os educadores têm o papel de ensinarem os alunos passando experiências próprias e sua visão da realidade.
A Educação Progressista considera o indivíduo como ser que constrói a sua própria história. Sua metodologia consiste no desenvolvimento de atividades de ensino que consideram o aluno como o centro do processo ensino-aprendizagem.
O escolanovismo acredita que a educação é o exclusivo elemento verdadeiramente eficaz para a construção de uma sociedade democrática, que leva em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade Então de acordo com alguns ...
Na Escola Nova o ensino de arte era voltado para a expressão, segundo Ferraz e Fusari (2009, p. 47) “a preocupação com o método, com o aluno, seus interesses, sua espontaneidade e o processo do trabalho caracterizam uma pedagogia essencialmente experimental e psicológica”.