O que é área comum? Tudo o que pode ser utilizado por todos os condôminos é considerado área comum: hall de entrada, escadas, áreas de circulação, salão de festas, piscina, playground, sauna, espaço gourmet, etc.
É importante lembrar que a área privativa é calculada a partir da face externa das paredes, considerando o espaço ocupado pelas paredes do imóvel. ... Área Útil: é toda a área que pode ser decorada e mobiliada e onde o morador pode transitar, como sala, quarto e cozinha.
Vale ressaltar que a área privativa é calculada a partir da face externa das paredes. Isso significa que o espaço ocupado pelas paredes do imóvel também é considerado. Além desse conceito mais técnico, é muito comum encontrar no mercado anúncios que oferecem apartamentos, em sua maioria térreos, com uma área privativa.
Para entendermos as diferenças entre as areas anunciadas, vejamos cada uma delas: Area Privativa = É o tamanho representado da porta para dentro do seu imóvel. ... Area Comum = Em um edifício residencial ou condomínio, existem areas que são comuns à todos os moradores como escadas, corredores, hall de entrada, etc.
As vagas de garagem privativas vinculadas são aquelas que não possuem matrícula própria no Cartório de Registro de Imóveis. Seu nome deriva de sua vinculação ao apartamento. Isso significa que, apesar de ser propriedade individual do condômino, com metragem própria, é vinculada à matrícula de um apartamento.
Todos os apartamentos do edifício em que moro possuem uma ÁREA TÉCNICA individualizada/privativa, destinada, por exemplo, à instalação dos splits dos aparelhos de ar-condicionado. O acesso a essa área se dá por meio das janelas da cozinha e da lavanderia.
Para calculá-la, deve-se medir o espaço sem levar em conta as paredes, contando somente o piso do imóvel. De uma outra forma, a área útil é o espaço que de fato podemos usar no apartamento/casa, por exemplo: quartos, sala, cozinha e banheiros. Vale ressaltar que as varandas e garagens não fazem parte da área útil.
A fórmula básica você aprendeu anteriormente, onde M² = COMPRIMENTO x LARGURA. Depois de calcular o metro quadrado de cada cômodo ou área faremos a soma total no final. Podemos concluir que este apartamento ou casa possui aproximadamente 41,30 m² de área útil.