A veia mesentérica superior é responsável por drenar o sangue do intestino delgado, ceco, do cólon ascendente e transverso. Origina-se na fossa ilíaca direita, por meio da fusão das veias que drenam o íleo, ceco e apêndice.
Esse vaso separa-se da aorta por meio da veia renal esquerda e é responsável pela irrigação de uma parte do intestino delgado, o ceco, o cólon ascendente e 2/3 proximais do cólon transverso. Juntamente a artéria mesentérica inferior e ao tronco celíaco, a AMS contribui para a vascularização do trato gastrointestinal7.
O bloqueio do fluxo sanguíneo por mais de seis horas pode fazer com que a região afetada do intestino sofra necrose, permitindo que as bactérias intestinais invadam o sistema da pessoa. Choque, falência dos órgãos e morte são prováveis se ocorrer necrose do intestino.
O bloqueio da passagem de alimentos ou líquidos pelo intestino é chamado de obstrução intestinal. Sem tratamento, essas partes bloqueadas do intestino podem necrosar, levando a problemas graves.
Uma vez que a obstrução impede a passagem dos alimentos digeridos pelo intestino, as fezes, os gases intestinais e as secreções digestivas acabam se acumulando, o que aumenta a pressão dentro do intestino e provoca o risco de graves complicações como perfuração intestinal, infecção generalizada e morte do tecido ...
As causas mais comuns da obstrução são aderências, hérnias e tumores; uma obstrução do intestino delgado, na ausência de cirurgia prévia ou hérnias, frequentemente é causada por um tumor. Vômitos e líquido do terceiro espaço causam depleção de volume.
ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL – DIETA RICA EM FIBRAS (LAXANTE) Indicação: para obstipação intestinal (com variações na freqüência, consistência, tamanho e dificuldade da passagem das fezes). EVITAR OS SEGUINTES ALIMENTOS: Pães brancos, biscoitos de água ou água e sal, cereais refinados cozidos, macarrão e arroz branco.
Durante o tratamento da infecção intestinal é importante beber bastante água para repor os líquidos perdidos pela diarreia e vômitos, e consumir alimentos de fácil digestão, como arroz branco cozido, macarrão, carnes brancas com pouco tempero, frutas cozidas e sem casca, sucos coados e chás com açúcar, lembrando de ...
Em caso de infecção intestinal bacteriana infantil, e em casos especiais, o tratamento pode também ser feito com antibióticos, sempre receitados pelo pediatra:
Bactrim® é indicado para o tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à associação dos medicamentos trimetoprima e sulfametoxazol, como certas infecções respiratórias, gastrintestinais, renais e do trato urinário, genitais (homens e mulheres), infecções da pele, entre outros tipos de infecções.