Os animais craniados são todos aqueles que possuem um crânio, caixa óssea ou cartilaginosa que envolve o cérebro e os órgãos da visão, olfato e o ouvido interno. Todos os mamíferos, aves, répteis, peixes e anfíbios pertencem à este grupo. Animais vertebrados são aqueles que possuem uma coluna vertebral segmentada.
Os cordados representam o grupo de animais do filo Chordata. São representados por alguns invertebrados aquáticos e todos os vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
As características principais dos cordados são a presença de notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda em alguma etapa da vida. São triblásticos, celomados, metamerizados e deuterostômios. A maioria possui esqueleto e sistema circulatório fechado, com coração ventral.
Os animais vertebrados pertencem ao reino Animalia, e ao filo Chordata. Esses animais têm vértebras, isto é, os ossos formam a coluna vertebral. ... Além dos Ágnatos, os peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos pertencem ao subfilo dos animais vertebrados.
Os anfíbios são os animais que vulgarmente chamamos de sapos, rãs, pererecas, carrascos, salamandras, tritões e cobras-cegas ou cecílias. Todos estes fazem parte da Classe Amphibia, que é dividida em três Ordens. À ordem Anura pertencem os sapos, as rãs, as pererecas e os carrascos.
Como exemplos de animais vertebrados, podemos citar: baleia, pinguim, peixe-boi-da-amazônia, peixe-espada, arara, rato, cobra, lagarto, macaco, leão, tigre, onça-pintada, girafa, hipopótamo, ornitorrinco, canguru, cachorro, gato, galinha, papagaio, avestruz, elefante, tubarão, salmão e lobo.
Os répteis são animais muito bem-adaptados à vida no ambiente terrestre. O termo réptil vem do latim reptilis e significa “que se arrasta”. Entre seus representantes, podemos citar as serpentes, crocodilos, jacarés, lagartos e tartarugas.
São exemplos de répteis: tartaruga, jabuti, cágado, cobra, serpente, jacaré, crocodilo, camaleão, iguana e lagarto.
Os répteis são animais que possuem como características principais o corpo com poucas glândulas, impermeável e coberto por escamas e/ou placas ósseas; a presença de pulmões bastante eficientes; e ovos com casca e anexos. Tais características permitiram com que pudessem viver em ambiente terrestre sem muitos problemas.
A espécie de cachorro que costumamos ter em nossas casas é uma só: a Canis familiaris. O que muda entre os cães são as raças. Hoje, há aproximadamente 400 tipos, consequência dos cruzamentos (quando uma cadela e um cão de raças diferentes têm filhotes) ao longo dos últimos 300 anos.
canídeos
Canis
Canis lupus familiaris
Onde vivem os répteis Os répteis podem ser encontrados em todo o mundo, exceto em áreas muito frias. O maior número e a maior variedade de répteis encontra-se nos países de clima tropical, como o Brasil. Esses animais podem viver na terra, em árvores, em túneis subterrâneos ou na água.
Que características um animal precisa ter para ser classificado como réptil? R: Os répteis são animais que rastejam e são providos de uma pele em forma de uma dura carapaça ou escamas que os protegem. São pecilotermos (sangue frio).
Classificação dos répteis
Os répteis, como tradicionalmente reconhecidos, formam um agrupamento heterogêneo de tetrápodes amniotas ectotérmicos que inclui três linhagens principais, os Testudines (cágados, tartarugas e jabutís), os Squamata (lagartos, serpentes e cobras-cegas) e os Crocodilianos (jacarés, crocodilos e gaviais).
A maioria desses animais é carnívora e se alimentam de outros animais, mas também há vários repteis que são herbívoros, caso de algumas espécies de tartarugas. A diversidade desse grupo é muito grande, tanto quanto sua anatomia quanto a origem filogenética.
Existem quatro ordens de répteis: Chelonia, Crocodylia, Squamata e Rhynchocephalia.
Esses animais habitam ambientes terrestres, marinhos e de água doce. Acredita-se que os primeiros répteis tenham evoluído a partir de anfíbios primitivos, há mais de 250 milhões de anos. Durante a Era Mesozoica, uma enorme quantidade de espécies habitava o planeta.
Os principais representantes do grupo dos Répteis são as tartarugas, os lagartos, as serpentes e os crocodilos. Esses animais vertebrados evoluíram de um ancestral amniota, o mesmo que também deu origem ao grupo dos Mamíferos e das Aves.
b) Dentre as adaptações dos répteis para a vida em ambiente terrestre, podemos destacar: pele queratinizada e impermeável; excreção nitrogenada na forma de ácido úrico; respiração exclusivamente pulmonar; fecun- dação interna, ovo com casca calcária, desenvolvimento direto e presença de anexos embrionários.
Os répteis atuais são representados por quatro ordens: Testudines, Crocodylia, Squamata e Rhynchocephalia. A pele dos répteis é seca, sem glândulas mucosas, e revestida por escamas de origem epidérmica ou por placas ósseas de origem dérmica. Com tais características a pele dos répteis apresenta grande resistência.