Significado de Pecilotérmico adjetivo [Zoologia] Diz-se do animal cuja temperatura varia de acordo com a do meio (geralmente conhecidos como animais de sangue frio): os peixes, os anfíbios e os répteis são exemplos de animais pecilotérmicos.
Os peixes são chamados de pecilotérmicos pelo fato de sua temperatura corpórea ser influenciada pela temperatura do ambiente.
Todos animais até a filo dos peixes, inclusive, são pecilotérmicos.
Quanto a variação da temperatura corpórea Heterotérmicos: a temperatura corporal varia de acordo com a temperatura do ambiente. Exemplo: peixes, anfíbios e répteis. Homeotérmicos: a temperatura corporal mantém-se contante, mesmo com as variações do ambiente. Exemplo: homem, aves e mamíferos.
Em um ambiente frio existem respostas corporais internas e externas desses organismos como a constrição dos vasos sanguíneos próximos a superfície do corpo, eriçamento de penas e pelos, e ondas de contração musculares, isto é, tremores que geram calor metabólico com o mínimo de esforço físico.
Quando há alteração repentina da temperatura, do quente para o frio, a pressão aumenta e pode ocorrer uma crise hipertensiva. Já no cenário oposto, do frio para o quente, o sangue fica mais espesso, as artérias se contraem e a pressão tende a cair.
Problemas cardíacos As mudanças bruscas de temperatura podem trazer impacto negativo para o sistema cardiovascular. Isso ocorre porque, quando a temperatura oscila do frio para o quente, o sangue geralmente fica mais espesso e, com isso, a pressão tende a cair.
A passagem das massas de ar frio é responsável pelas quedas nas temperaturas no país. Algumas regiões, como o Sudeste e o Sul, sentem com mais rigor essa queda. Já nas regiões Norte e Nordeste, a queda da temperatura não é muito brusca, mantendo-se entre 18 ºC e 36 ºC durante o inverno.
A origem do inverno está associada ao período do ano conhecido como solstício, que se manifesta quando dias e noites possuem durações diferentes em razão da desigual iluminação dos hemisférios pela radiação solar. Assim, enquanto é inverno em um dos hemisférios da Terra (menor incidência de luz), é verão no outro.
A principal característica do inverno: frio extremo. Além disso, é bastante comum a presença de geadas e nevascas. Quando a temperatura das nuvens está abaixo de 0 ºC, o vapor d'água se condensa, dando origens a cristais de gelo, que caem em forma de neve.
O inverno é um das quatro estações do ano, que se inicia no final do outono e termina com o início da primavera. No Brasil, ele começa no dia 20 ou 21 de junho e acaba no dia 22 ou 23 de setembro. Trata-se da estação do ano mais fria com queda nas temperaturas e, em alguns lugares, precipitação de neve.
Início das estações do ano (2005–2020)
O inverno tem início no dia 20 de junho de 2020 às 18h44 no Brasil. ... Além disso, as regiões Sudeste e Centro-Oeste terão temperaturas mais baixas do que em junho. Para agosto, a seca domina o Brasil. Esse é o mês mais seco do ano em diversas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.
23 de setembro
O tempo começa a melhorar a partir de quarta-feira quando o sol volta a predominar na faixa leste. ...
Mínimas poderão ficar chegar a 3ºC nas regiões oeste e sul do estado, em onda de frio mais forte de 2020. Nos próximos dias, o Brasil terá a onda de frio mais forte de 2020. ... "Entre quinta e domingo, o estado de São Paulo sentirá muito o ar frio.