O aquecimento global está intimamente relacionado com a extinção de espécies, e isso se deve ao fato de o aumento da temperatura desencadear doenças e falta de alimento.
Resposta. Resposta: Escassez de água potável, aumento das inundações e do nível do mar, além da insegurança alimentar, serão consequências das mudanças climáticas.
É um processo de aumento da temperatura global, causando alteraçoes nos níveis dos oceanos e na atmosfera. O aquecimento global causa uma espécie de desmantelo no planeta, altera os níveis das águas, causa seca, chuva em excesso, enchentes, alagamentos, derretimento das geleiras, furacões etc etc.
Longos períodos de estiagem ou de chuva, aumento e diminuição bruscas de temperaturas tem prejudicado a agricultura e pecuária e provocado grandes prejuízos aos produtores, às industrias de alimentos e à toda população que sofre com a falta e os preços elevados dos produtos afetados pelo clima.
Exemplos desses impactos são desnutrição (causada principalmente pela redução na oferta de alimentos na agricultura e pesca, além de problemas com doenças como diarreia), problemas cardiovasculares (associados principalmente a ondas de calor, podendo causar redução na capacidade de trabalho ou até mesmo óbitos), ...
A agricultura é uma atividade altamente dependente de fatores climáticos, por isso a mudança no clima pode afetar a produção agrícola de várias formas: mudança na severidade de eventos extremos, no número de graus-dia de crescimento devido as alterações na temperatura do ar, modificação na ocorrência e na severidade de ...
redução da produção de algumas culturas; mudança no cenário agrícola e fitossanitário; alteração na distribuição de doenças por região e estação; transformações genéticas das plantas, como queda na resistência a patógenos.
A mudança climática já é considerada como uma das maiores ameaças para a estabilidade econômica. Além de seu grave impacto no meio ambiente e nas pessoas, a mudança climática também é uma das maiores ameaças para a estabilidade econômica. As ondas de calor reduzem a capacidade de trabalho e a produtividade.
Resposta: Escassez de água potável, aumento das inundações e do nível do mar, além da insegurança alimentar, serão consequências das mudanças climáticas. O setor econômico que será mais afetado será o agropecuário, pois depende de condições especiais como temperatura e precipitação.
Ocorrendo a redução das chuvas, teremos problemas sérios na geração de energia. Não haverá outro caminho que não o aumento de investimentos em saneamento, a fim de evitar transbordamento dos sistemas de captação e tratamento de esgoto em casos de cheias.
Entre as principais atividades humanas que causam o aquecimento global e consequentemente as mudanças climáticas, a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural) para geração de energia, atividades industriais e transportes; conversão do uso do solo; agropecuária; descarte de ...
As chuvas irão aumentar no sudeste com impacto direto na agricultura e no aumento da freqüência e da intensidade das inundações nas grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. No futuro, o nível do mar, a variabilidade climática e os desastres provocados pelas mudanças climáticas devem ter impactos nos mangues.
Pequenas ações para reduzir os impactos das mudanças climáticas sobre a Terra
Ir de transporte público A queima de combustíveis fósseis pelos meios de transporte é a principal fonte de emissão de gases do efeito estufa nas cidades. Assim, utilizar transporte coletivo contribui para amenizar a emissão desses poluentes, além de diminuir os congestionamentos e otimizar o tempo de todos.
Além da questão ambiental, a poluição do ar e a emissão de gases de efeito estufa representam um grande problema de saúde pública.
No Brasil, um aumento de temperatura desta magnitude traria graves reflexos sobre a produção agrícola, a integridade das florestas e da biodiversidade, a segurança das zonas costeiras e a disponibilidade hídrica, e energética. Implicaria, portanto, em retrocesso no combate à pobreza e na qualidade de vida da sociedade.
6 medidas para ajudar a reduzir as mudanças climáticas
O desmatamento, também chamado de desflorestamento, é um dos problemas ambientais mais antigos que acontece no Brasil desde a chegada dos portugueses em 1500. A exploração do pau-Brasil, que ocorreu no período colonial, foi o princípio da eliminação de parte da cobertura vegetal do país.