O estágio IV, quando diagnosticado significa que a doença se encontra disseminada. Esse estágio de câncer é muito difícil de curar. As opções de tratamento dependem do local da metástase, do número de tumores e do estado de saúde do paciente.
A queda de cabelo (alopecia) ocorre porque a quimioterapia afeta principalmente células que se multiplicam com frequência, como as do cabelo. O mais comum é ele começar a cair depois da terceira ou quarta sessão, e pode se soltar aos poucos ou em grandes tufos.
Várias são as abordagens que tratam o câncer sem atacar as células do couro cabeludo, como é o exemplo da hormonoterapia para o câncer de mama e de próstata, imunoterapia para vários casos de tumores avançados, e medicamentos complementares, como os inibidores de osteólise para controle de metástases ósseas.
“O cabelo começa cair, normalmente, no início do segundo ciclo, ou seja, depois de 14 a 21 dias de tratamento. Ele vai percebendo essa queda durante o banho, ao acordar e também quando se penteia.
A seguir, encontram-se algumas dicas para ajudar no crescimento do cabelo após a quimioterapia:
Após o tratamento com quimioterapia, os cabelos, pelos do corpo e sobrancelhas podem começar a crescer após três semanas. Nesse momento surgem apenas alguns fios finos e dispersos. O crescimento adequado começa dentro de 1 ou 2 meses após o último tratamento.
Evite frisar ou alisar o cabelo com produtos químicos até que tenha atingido, no mínimo, 3 cm de comprimento. Evite fazer permanente e coloração, pelo menos, três meses após a última quimioterapia.
“Ele já está fragilizado pela própria doença e aí o cabelo começa a cair. Alguns entendem que é melhor já raspar a cabeça, para não sofrer. E quem quiser antecipar e raspar o cabelo antes da queda efetiva, está liberado!”, diz o Dr.
Todos os produtos são compostos por ingredientes naturais, como a Aloe Vera, a Aveia, a Avelã, a Camomila e a Calêndula, em altas concentrações, proporcionando assim uma alta hidratação com muita segurança. Assim, eles são os mais indicados para hidratação para a pele de pacientes oncológicos.
Os procedimentos estéticos durante o tratamento oncológico Operações, pequenas cirurgias plásticas, aplicação de botox, limpeza de pele, peeling, micropigmentação e tinturas capilares com amônia são alguns procedimentos estéticos que aumentam muito o risco de infecções.
Faça uma auto-massagem bem relaxante e aproveite para fazer desse o seu tempo de amor-próprio, auto-cuidado e reconexão!...Providencie tudo o que sua carequinha precisa para permanecer saudável após a queda dos cabelos na quimioterapia:
4 cuidados que o homem careca deve ter para manter o couro cabeludo bem cuidado
Banho de camomila. Aos pacientes que realizam quimioterapia pelas veias do braço é recomendada a imersão das mãos em chá de camomila, que tem ação calmante e anti-inflamatória, aumentando a resistência da rede venosa.
7 dicas para o cabelo crescer mais rápido
A tricologista explica que muitos tratamentos podem ser feitos para potencializar o efeito do crescimento capilar, dentre eles: vitaminas e suplementos via oral, medicamentos, além de tratamentos em consultório com o minoxidil e outras tecnologias.