Diferentes países do continente americano, como o Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Guatemala, República Dominicana, entre outros, contaram com ditaduras conservadoras conduzidas em sua maioria por militares.
As ditaduras na América Latina se estabeleceram no período em que a ordem internacional sofria pelos enfrentamentos da Guerra Fria. Neste contexto, e notadamente a partir da Revolução Cubana e da ascensão do governo comunista de Fidel Castro, os EUA viriam a intensificar a vigilância sobre a América Latina. ...
Interferiu diretamente, pois com a guerra fria ocorreu às grandes ditaduras, no Brasil com o golpe e ascensão do governo militar, na Argentina com Peronismo, no Chile também ocorreu golpe e atrocidades como as torturas, a aniquilação da classe intelectual, censura de imprensa e uma enorme quantidade de pessoas que ...
No Brasil, a Guerra Fria também trouxe consequências marcantes. Uma delas foi o rompimento de relações diretas com a URSS e, consequentemente, o aumento da dependência com os Estados Unidos. Além disso, durante esse período, ocorria em nosso país a Ditadura Militar.
Essa disputa influenciou diretamente nas políticas de vários países, inclusive do Brasil. Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil integrou o bloco capitalista, no entanto, a partir de 1961 o presidente João Goulart (Jango) desenvolveu uma política externa independente do apoio das superpotências da Guerra Fria.
É possível perceber a influência da Guerra Fria no Brasil entre 1946 e 1964: a) Na renúncia de Jânio Quadros, que causou uma crise política no Brasil. ... c) No apoio de industriais à política econômica de Getúlio Vargas.
Resposta. Durante o período da guerra fria o Brasil era presidido por João Goulart (Jango), que desenvolveu uma política externa independente do apoio das superpotências da Guerra Fria. Além disso Jango fortaleceu os movimentos sindicais, estudantis, camponeses e populares.
O governo de Dutra foi caracterizado pelo alinhamento do Brasil como aliado incondicional dos EUA na Guerra Fria e pela perseguição aos movimentos trabalhistas e aos comunistas. ... Surgimento de novos partidos políticos e as eleições de 1945. Não pare agora...
Esse conjunto de acordos garantiu a cessão de borracha para os Estados Unidos e a permissão para o uso de bases militares no Nordeste brasileiro. Em troca, os norte-americanos aceitaram financiar a construção de uma siderúrgica em Volta Redonda e fornecer equipamento militar ao Brasil.
Na Guerra Fria o Brasil se aliou a União Soviética, porém, o Brasil sempre foi um país ocidental. Já, um pouco antes, na Segunda Guerra Mundial, o Brasil se aliou aos Estado Unidos da América e aos demais países aliados para combates os do eixo.
Superado o constrangimento inicial causado pelo apoio norte-americano ao governo deposto em 1930, Vargas procurou dar continuidade à política externa praticada desde o início do século XX, que fazia dos Estados Unidos o principal parceiro internacional do Brasil.
Uma das principais marcas da política externa brasileira no primeiro governo Vargas (1930-1945) foi a negociação do alinhamento com os Estados Unidos. Como uma decorrência do próprio processo de negociação, no fim já não havia mais o que barganhar com Washington em favor dos interesses do país.
Podemos afirmar que a contradição da participação do Brasil na Segunda Guerra é o fato de que Getúlio Vargas possuía muitas inspirações e simpatias em relação a Benito Mussolini e ao seu movimento fascista. Tanto é que a CLT foi inspirada na "Carta del Lavoro" da Itália sob o regime de Mussolini.
Hitler Sobe ao Poder No início da década de 1930, a Alemanha tinha a economia extremamente turbulenta. ... Aquelas condições propiciaram o surgimento de um novo líder, Adolf Hitler e seu Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, ou apenas Partido Nazista.
Nos Estados Unidos, Franklin Roosevelt dá início ao New Deal, o plano de recuperação econômica após a quebra da bolsa de Nova York, em 1929. No Brasil, ocorre a Revolução de 30, movimento que chega ao poder encabeçado pelo político gaúcho Getúlio Vargas. ...
A Revolução de 1930 foi um golpe de Estado que depôs o presidente Washington Luís, no dia 24 de outubro de 1930. O movimento foi articulado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul e impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes, sob alegação de fraude eleitoral.
No Brasil, ocorre a Revolução de 30, movimento que chega ao poder encabeçado pelo político gaúcho Getúlio Vargas. Em 1932 inicia a Revolução Constitucionalista, organizada pelo Estado de São Paulo, que exige, entre outros pontos, a constitucionalização do novo regime.
século XX
A designação movimento político de 1930 é a mais apropriada para o processo de destituição do presidente Washington Luís (1926-1930) e a ascensão de Getúlio Vargas ao governo do país. ... Desse modo, o emprego do termo “Revolução de 1930”, costumeiramente, adotado para esse processo político, não é o mais adequado.
século XX
No Brasil, Inaugurada a cidade de Brasília em 21 de Abril de 1960, a nova capita. No ano seguinte, João Goulart virou o primeiro Presidente trabalhista, mas foi deposto pelo Golpe Militar de 1964, que inaugura um novo período ditatorial na história brasileira.
A década de 1960 representou, no início, a realização de projetos culturais e ideológicos alternativos lançados na década de 50. Os anos 50 foram marcados por uma crise no moralismo rígido da sociedade, expressão remanescente do Sonho Americano que não conseguia mais empolgar a juventude Americana.
Os anos 60 no Brasil foram feitos de revoluções e deixaram muitas lições para a história. Foi nessa década que a ditadura militar foi instaurada, especificamente no ano de 1964. Foi uma década marcada pela repressão, censura e violência. Uma época que, no âmbito político, foi muito marcada por falta de democracia.
No final da década de 1960, surge o Tropicalismo no Brasil, com um Design racionalista que se aproxima da cultura popular, este que logo depois da sua explosão inicial, passou a ser um termo recorrente da indústria cultural e da mídia brasileira. ... História da Arte e do Design.
Lutava-se contra o regime de ditadura militar implantada em 1964, contra a reforma educacional, o que mais tarde provocou o fechamento do Congresso e na decretação do Ato Institucional nº 5. Além disso, o país foi palco de grande “expansão da massificação das informações e dos padrões de comportamento de consumo.
Os festivais da canção, o Tropicalismo, o Cinema Novo, o Teatro Opinião entrariam em voga como peças de um mesmo contexto. ... De tal modo, a arte se transforma em um excelente subterfúgio para se colocar em questão o nacionalismo arquitetado nesse outro contexto histórico.
A Globo foi pioneira na transmissão, via satélite, em 1968, do lançamento da nave espacial Apollo IX. Principais acontecimentos da década de 60: Inauguração a TV Cultura de São Paulo, em 1963, canal 2, pelos Diários Associados.