Seria o lugar em que, segundo o livro de Números, o povo hebreu discutiu com Moisés por causa da falta de água. Exemplo de uso da palavra Meribá: "Estas são as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o Senhor; e se santificou neles."
"Massa e Meriba" querem dizer "provocação e contestação". Esses nomes, então, falam por si. O nome de alguma pessoa ou lugar, muitas vezes, carrega uma longa história.
A dúvida de Moisés nas águas de Meribá. “E o SENHOR falou a Moisés dizendo: Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.
Refidim (em hebraico: רפידים) é um dos lugares visitados pelos israelitas no relato bíblico do Êxodo do Egito. Este episódio é descrito no Livro do Êxodo. Os israelitas sob o comando de Moisés vieram do deserto de Sin. ... Depois, os amalequitas atacam os israelitas acampados em Refidim, mas são derrotados.
1. Amaleque. Maldição, engodo, "elefante-branco", coisas ruins, pessoa atrapalhada.
Povo nômade que era adepto às guerras e violência Na época das civilizações vigentes antes de Jesus Cristo, o incesto era uma prática comum, e não criminosa como é hoje. Os amonitas são frutos da linhagem de um pai e uma filha que perderam a família em conflitos e guerras, e não queria ver seu núcleo familiar ruir.
Os amalequitas eram povos nômades, provavelmente originários da Arábia, que habitavam o deserto de Neguev e a região montanhosa de Seir. ... Seu líder, segundo o Gênesis, era Amaleque, filho do primogênito de Esaú com sua concubina Timna. Ou seja: tataraneto de Abraão.
Na Bíblia. Os amonitas foram um povo que habitava a região da Palestina. ... A mais velha gerou Moabe, patriarca do povo moabita e a mais nova gerou Ben-Ami, patriarca do povo de Amom, os amonitas. Na Bíblia, os amonitas e os israelitas são descritos como antagonistas mútuos.
Embora sejam retratados no livro bíblico Juízes como inimigos de primeira ordem, israelitas e midianitas eram parentes. ... Muitas gerações depois, os descendentes de Midiã seriam tantos que formariam um povo, os midianitas – todos aparentados do mesmo Abraão dos israelitas.
Segundo o Antigo Testamento, midianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste novo segundo casamento, entre eles Midiã, foram enviados para uma terra distante, longe de Isaque, dito filho da promessa.
Presentes em praticamente todos os livros do Antigo Testamento bíblico, os filisteus são marcantes nas narrativas dos antigos hebreus, onde aparecem como arqui-inimigos dos judeus.
Midiã (em hebraico: מִדְיָן) ou Madiã (em árabe: مَـدْيَـن; em grego: Μαδιάμ) é uma zona geográfica mencionada na Torá e no Alcorão.
Midiã ou Madiã (do hebraico מִדְיָן, "julgamento" ou "contenda") é uma personagem bíblica do Antigo Testamento. Foi o quarto filho de Abraão e Quetura, sendo o pai dos midianitas.
Depois de aproximadamente 40 anos, Deus falou a Moisés de uma sarça que ardia, mas não se consumia. Deus mandou Moisés de volta para o Egito, para resgatar os hebreus da escravidão, para a terra prometida a Abraão.
40 anos
Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).
Os quarenta anos de jornadas pelo deserto parecem ter sido uma provação necessária para aquela geração, e deixou marcas profundas na memória de Israel. Palavras-chave: Bíblia Hebraica; Êxodo; deserto.
No relato bíblico, Deus só convoca Moisés para tirar os escravos do Egito quando o nosso herói já está com 80 anos nas costas.
Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).
A primeira data considera literalmente a declaração em I Reis 6: 1 de que o Êxodo do Egito ocorreu 480 anos antes de Salomão começar a construir o Templo em Jerusalém. Isso ocorreu no quarto ano de seu reinado, por volta de 960 AEC; portanto, o Êxodo dataria de cerca de 1440 AEC.
A narrativa bíblica diz que Moisés passou 40 dias e 40 noites recebendo instruções de Deus no alto do Monte Sinai.
No começo da Dispensarão, colocamos sua duração de 1656 anos. Vamos dividi-la: Adão viveu 930 anos e Noé, 950 anos; entre a morte de Adão e o nascimento de Noé, temos 126 anos.
Moisés histórico O judaísmo rabínico calculou o período de vida de Moisés correspondente a 1391–1271 AEC; Jerônimo sugeriu 1592 AEC, e James Ussher sugeriu 1571 AEC como seu ano de nascimento.
Perto do fim da peregrinação de Israel no deserto, Moisés e Aarão nomeiam Josué como sucessor. Na própria presença do filho de Arão, Eleazar, o novo sumo sacerdote, e diante da assembleia de Israel, Moisés impôs as mãos sobre Josué designando seu sucessor.
A enumeração rabínica, 613 mandamentos O conteúdo da Torá são os cinco livros de Moisés, mas o termo Torá é aplicado igualmente ao Antigo Testamento e Novo Testamento como um todo. ... Os "Dez Mandamentos" são a síntese da Torá. Os Dez Mandamentos escritos em hebraico têm a sua origem Divina.
A conquista de canaã, terra prometida por Deus aos israelitas, começa por volta do século 21 a.C., com os profetas Abraão e Moisés. Mas foi só com o guerreiro Josué, provavelmente no fim do século 15 a.C., que o avanço dos hebreus sobre aquele território assumiu características de uma autêntica campanha militar.
14). O povo deve escolher a quem vai servir: ―se aos deuses que os pais teriam servido do outro lado do Rio, ou aos deuses dos amorreus em cujo país habitais‖. Quanto a Josué e sua casa, eles servirão a Iahweh (v.
Ela foi a primeira e única líder mulher dos israelitas. ... Naquela época, uma israelita chamada Débora atuava como juíza – o termo “juiz” designava líderes carismáticos que acumulavam funções religiosas, políticas e militares. Segundo a Bíblia, foi ela quem organizou a resistência e planejou o contra-ataque.
Canaã foi amaldiçoado por Noé porque Cam, seu pai, viu Noé nu, após Noé ter se embriagado e debochou dele. De acordo com a maldição, Canaã seria servo de Sem e de Jafé, irmãos de Cam.
Comparada aos desertos circundantes, a terra de Canaã era uma terra de fartura, onde havia uvas e outras frutas, azeitonas e mel, daí ter sido vista por Abraão - originário da região do actual Iraque - como a "terra prometida", "onde corre leite e mel".