Dor de barriga e diarreia: receitas caseiras
1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada; 1 colher de sopa bem cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar (20 g);
1. Ter uma alimentação de fácil digestão
6 chás para acabar com a diarreia
Alguns bons chás para combater a dor de barriga causada por gases ou diarreia, são:
Pão francês, macarrão, biscoito tipo água e sal, torradas, aveia, arroz branco, mingaus, gelatinas. Alimentos integrais (pães, arroz, macarrão), doces em geral, bolachas de nata, bolachas recheadas. Batata, mandioca, cará, inhame, legumes cozidos como chuchu, cenoura, maçã sem casca, banana maçã, banana prata caju.
As brássicas como brócolis, couve, couve-flor apresentam o mesmo problema. Algumas pessoas têm dificuldade em digerir a frutose e por isso devem evitar o consumo excessivo de frutas, refrigerantes e doces. Pimentas são ricas em capsaicina que pode provocar azia e diarreia.
Evitar alimentos que estimulam o intestino ou de difícil digestão como café, chocolate, chá preto, refrigerantes com cafeína, bebidas alcoólicas, leite, queijos, molhos, frituras. Evitar alimentos com muita fibra porque estimulam muito o intestino como couves, frutas com casca e cereais integrais.
Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).
A banana, por exemplo, possui fibras que ajudam a estabelecer uma evacuação eficiente, além de potássio, um dos minerais perdidos durante a diarreia. Também possui prebióticos que ajudam a manter as bactérias boas no trato digestivo e intestinal.
O suco de limão é um ótimo remédio natural para limpar as impurezas do intestino, eliminando também os micro-organismos responsáveis por infecções. Além disso, também permite regular mais facilmente o transito intestinal, aliviando vários sintomas como dor abdominal, cólicas, perda de apetite e a diarreia.
Além da cafeína, a natureza ácida da bebida faz com que o corpo produza mais bile (o tipo de substância amarga e alcalina que faz seu estômago se agitar), que pode se acumular em seu intestino. O excesso de bile, portanto, é o motivo de algumas pessoas terem diarréia após beber café.
Para os casos de diarreia crônica é interessante evitar alimentos ricos em açúcares como o yakult. Caso o consumo do yakult seja pela presença dos probióticos, pode ser feita a suplementação dos probióticos. Para isso, é importante a avaliação por um nutricionista ou médico.
O que fazer para parar a diarreia Tomar Yakult ou outro leite fermentado; Comer puré de batata com frango desfiado e arroz bem cozido; Tomar chá preto, chá de camomila ou de tília; Evitar alimentos gordurosos, ovos, chocolate, café, bebidas alcoólicas, pois podem irritar o intestino e favorecer a diarreia.
Melhores tipos de probióticos para diarreia Lactobacillus rhamnosus GG (LGG): está entre as cepas mais comumente suplementadas. A pesquisa mostra que o LGG é um dos probióticos mais eficazes no tratamento da diarreia em adultos e crianças (6, 16). Saccharomyces boulardii: S.
Pode ajudar na perda de peso O leite fermentado é pouco calórico e, assim, pode ajudar no emagrecimento. Por promover o melhor funcionamento do intestino, também ajuda a reduzir o inchaço abdominal e a desinchar.
Tanto os adultos como as crianças podem consumir mais de um frasco por dia, entretanto, o hábito de consumir no mínimo um frasco de 80g por dia é suficiente para atingir o objetivo de contribuir para o equilíbrio da microbiota intestinal com o probiótico da Yakult.
Os especialistas explicam que algumas pessoas podem sentir desconforto intestinal ao tomar grandes doses de leite fermentado. “O ideal é iniciar o consumo com pequenas doses e ir aumentando conforme as necessidades individuais de cada um, de preferência com orientação profissional”, orienta Cerqueira.
Incluídos com frequência na dieta, eles podem ajudar, e muito, nossa saúde
Como tomar Probióticos: 1) Tomar os probióticos à noite, antes de dormir – para melhor absorção.
Os probióticos devem ser ingeridos antes ou logo após uma refeição, para que os alimentos ajudem as bactérias a sobreviver ao ácido gástrico e a chegar até ao intestino, onde podem se multiplicar mais facilmente.