A espécie yokohama é considerada uma das galinhas ornamentais mais bonita do mundo, por sua cauda longa. É considerada, por muitos, como a galinha ornamental mais bonita do mundo. Sua plumagem mais comum é vermelha e branca, mas também pode apresentar penas pretas na cauda.
As principais linhagens de galinhas poedeiras são a Lohman, Isa, Hy-Line e Hissex. O criador, independente do tipo da linhagem, deve optar pelo tipo de ave a ser criada, para comercializar ovos brancos e vermelhos. As poedeiras leves geram ovos brancos, enquanto as pesadas geram ovos vermelhos.
Galinhas poedeiras ou de postura são aquelas destinadas à produção de ovos, sendo este considerado de alto valor nutricional, podendo a sua qualidade ser influenciada por fatores como condições de manejo, instalações, nutrição e ambiente. ... Geralmente esta prática está diretamente ligada ao preço do ovo no mercado.
As poedeiras apresentam crista e barbela de uma cor vermelha viva, grandes, elásticas e quentes, quando estão em postura. As galinhas fora da reprodução as possuem endurecidas, pequenas e com uma cor "mate".
Poedeira - s.f. fêmea de animal ovíparo, esp. a galinha, que já começou a dar ovos ou que põe muitos ovos GRAM/uso tb.
A debicagem das aves é o processo que consiste do corte parcial do seu bico. O objetivo dessa prática é reduzir os efeitos do alojamento, melhorar o desempenho produtivo, reduzindo a bicagem de penas e o canibalismo.
A prática da debicagem, que é cortar o bico dos pintinhos para evitar que eles machuquem uns aos outros, não é proibida, mas é contrária aos princípios de bem estar. Se a granja adotar a debicagem, ela tem que ser feita até os 10 dias de idade. Na granja-modelo, só as galinhas dos lotes mais antigos foram debicadas.
Não deixar o ovo lá tanto tempo e a galinha fica tentada a bicar e comer. Outra dica é cortar ou queimar a ponta do bico da galinha, mas cuidado para não cortar a língua junto". Além da proteína, a falta de cálcio também pode levar a galinha a comer os ovos.
A uniformidade é mencionada repetidamente nos manuais de produção para todas as principais linhagens de poedeira, pois lotes homogêneos atin- gem a maturidade sexual na idade correta, com maior pico de postura e produção mais uniforme, além de um número maior de ovos/ave/alojada e diminuição de problemas de prolapso.
O bico da calopsita para ser saudável tem que ser liso, não ter descoloração, rachaduras, e ser do tamanho certo. Nos casos raros você pode precisar lixar para mantê-lo na forma e comprimento certo.
O bico também passa por uma renovação natural e fica descascando ou com o aspecto rachado. ... Essa caspinha na verdade é a bainha queratinizada que recobre as penas novas e a ave remove naturalmente com o bico. Isso é normal durante a muda. O diagnóstico diferencial sempre deve ser feito com piolhos e sarnas.
Outras causas comuns para a descamação dos bicos de aves são deficiências nutricionais e a presença de fungos. Daí também a importância de consultar um veterinário, já que, por serem presas na natureza, as aves costumam esconder quando estão doentes, não demonstrando outros sintomas.
Limpando, quando necessário
Resposta. Umedeça em água gelada um algodão ou uma gaze ou até mesmo um cotonete. E pressione a área de onde provém o sangramento. Siga ao veterinário tão logo o sangramento tenha sido controlado.
Observe se ela bate o bico. Algumas calopsitas, geralmente os machos, batem o bico contra superfícies, como bancadas ou a própria gaiola. A ideia é ser notado, geralmente pelo que ou por quem se tornou o objeto de interesse do pássaro. ... Ela pode também assobiar ou se inclinar em direção à pessoa ou ao objeto.
Tente envolver a asa ferida com gaze, cortando um comprimento grande o suficiente para caber sobre a asa saudável e enrole ao redor do corpo da ave para garantir que a asa ferida fique no lugar.
Encontre uma caixa de papelão e faça buracos para ventilar o espaço. Forre a caixa com uma toalha ou tecido macio, e providencie uma cobertura, que pode ser uma tampa ou tecido grosso. Para a captura, utilize um pano para cobrir a ave. Então, pegue gentilmente o animal e o transfira para a caixa de papelão.
Com cuidado, erga o passarinho ferido e coloque-o na caixa, levando em seguida ao veterinário. - Não mexa muito no pássaro: depois de colocá-lo em um lugar seguro e aquecê-lo, é melhor deixá-lo em paz. É essencial que não o alimente e não o manuseie sem necessidade.
As mais usadas para curar ferimentos na pata são a Fibrase e o Nebacetin. Elas são usadas em seres humanos, mas você poderá usar uma destas duas nos seus pássaros. Caso a inflamação na pata esteja em um estado muito avançado você também poderá ministrar um antibiótico diretamente no bico do pássaro.