“Cobaias de Deus” é uma canção curiosa em vários aspectos, além de ser especialmente interessante dentro de nossa óptica interpretativa. Ela relata o drama da doença fatal a partir da perspectiva do doente, e do sentimento de desamparo por ele vivenciado.
As toxinas ST (toxinas termoestáveis) são produzidas principalmente pela Escherichia coli (ETEC), atacando as células do epitélio intestinal, causando principalmente diarréia. No segundo grupo, as toxinas danificam a membrana do citoplasma, causando morte celular.
De forma geral, pode-se agrupar nas seguintes categorias:
Significado de Toxinose substantivo feminino [Medicina] Estado mórbido produzido por toxinas. Etimologia (origem da palavra toxinose).
São exemplos de micro-organismos causadores de intoxicações alimentares (toxinoses): Clostridium botulinum, Staphylococcus aureus, Bacillus cereus, entre outros. É a doença alimentar decorrente da liberação de toxina “in vivo”, sem a colonização pelo micro-organismo produtor.
São termos utilizados, muitas vezes, como sinônimos, mas há diferenças. A intoxicação nem sempre está associada à presença de um agente infeccioso, enquanto na infecção há bactéria, protozoário ou vírus provocando sintomas.
A infecção bacteriana é uma das principais causas da intoxicação alimentar, consequência de Salmonella e Staphylococcus aureus, que multiplicam-se rapidamente no interior do intestino. Essas bactérias podem contaminar frutas e verduras, laticínios, carnes e água.
Infecção pode ser definida, de acordo com o Ministério da Saúde, como “penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso no organismo do homem ou de outro animal.” A infecção pode desencadear algumas manifestações clínicas, sendo, nesse caso, denominada de doença infecciosa.