Ondas mecânicas são perturbações, ondas que necessitam de um meio para transporte, um meio material. Elas transportam energia cinética. Exemplos de ondas mecânicas são: ondas sonoras, marítimas e sísmicas. Ou seja, ela não transporta matéria, mas energia.
A velocidade de propagação de uma onda em uma corda depende da intensidade da força de tração F a que ela está submetida e da relação da sua massa m e seu comprimento L. A relação usada para calcular a velocidade de propagação da onda na corda é: V = raiz quadrada de F/m/L (m/L = densidade linear).
Tipos de Ondas Mecânicas
Características das ondas mecânicas Transportam energia sem transportar matéria; Precisam de um meio físico para propagar-se; ... Apresentam frequência e comprimento de onda bem-definidos; Sua velocidade de propagação depende exclusivamente do meio em que se propagam.
Onda transversal – Física Onda transversal, movimento no qual todos os pontos de uma onda oscilam ao longo de caminhos perpendiculares à direção do avanço da onda. Ondulações de superfície na água, ondas sísmicas (secundárias) e ondas eletromagnéticas (por exemplo, rádio e luz) são exemplos de ondas transversais.
Onda transversal, movimento no qual todos os pontos de uma onda oscilam ao longo de caminhos perpendiculares à direção do avanço da onda. Ondulações de superfície na água, ondas sísmicas (secundárias) e ondas eletromagnéticas (por exemplo, rádio e luz) são exemplos de ondas transversais.
As ondas transversais são ondas cujas vibrações são perpendiculares a direção de propagação. Ondas em cordas (representado pela figura abaixo) são bons exemplos de ondas transversais. As ondas longitudinais são ondas cujas vibrações são paralelas a direção de propagação.
São exemplos de ondas: ondas do mar, ondas de rádio, som, luz, raio-x, micro-ondas dentre outras.