“ E a palavra do Senhor veio a mim: "O que você vê, Jeremias?" Vejo o ramo de uma amendoeira, respondi. ... A amendoeira é a primeira árvore a florescer no final do inverno e isto indica que a mudança de estação está chegando. É como se ela vigiasse a chegada da primavera.
As amendoeiras são árvores de porte médio: atingem, no máximo, 10 metros de altura. As flores da amendoeira amarga são brancas; as da amendoeira doce são cor-de-rosa. Os frutos parecem pêssegos, mas são menores e mais achatados. Dentro de cada fruto há um caroço, que tem casca dura e contém uma semente.
As folhas do chapéu-de-sol têm uma moderada atividade antimicrobiana, e consegue combater vários tipos de bactérias e fungos. O chá dessas folhas pode ser utilizado em casos de infecções e ataques fúngicos (como frieiras e micoses).
Dizem que elas apresentam propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas. Além de tornarem a água mais ácida, parece que absorvem substâncias químicas prejudiciais aos peixes e ajudam a realçar a cor natural dos peixes. São ideias para o transporte de peixes em recipientes sem filtro.
Acredita-se também que elas possuem antioxidantes e agentes capazes de ajudar na prevenção do câncer. As folhas, que são fontes de taninos, flavonoides, fitosterois, entre outros princípios ativos, são aproveitadas em produtos fitoterápicos e no tratamento da água destinada à criação de peixes.
Preparo
Esta planta é hoje em dia alvo de diversas pesquisas farmacêuticas, inclusive, um dos metabólitos presente em suas folhas já foi identificado como bactericida e fungicida entre outras possíveis aplicações, entre elas, contra o câncer.
“Os chás são contraindicados para pacientes com hipotireoidismo, hipertireoidismo, aqueles que são sensíveis à cafeína, os hipertensos, os portadores de gastrite ou refluxo, as gestantes, lactantes e pessoas que fazem uso de medicamentos que estimulem o sistema nervoso”.